30 Mar 2022
nuno pires *
Oliveirenses, lamentavelmente o Mercado à Moda Antiga não se realizará, uma vez mais, em 2022, única e exclusivamente porque a entidade promotora (Câmara Municipal) assim não quis.
Este é mais um facto da total incapacidade, falta de planeamento e da vontade política do Executivo Municipal em promover aquela que, provavelmente, será a maior iniciativa cultural do nosso concelho.
A CM enquanto promotor da iniciativa deveria ter convocado todas as Associações e Colectividades do Concelho ou, no limite, todas as que participaram na última edição, e deveria desde logo apresentar um plano e disponibilizar recursos e investimento para minimizar todas as alterações e impactos que fossem necessários.
Não fez nada disto, porque efectivamente não queria que a iniciativa se realizasse.
Bem pior porque subtilmente o Sr. Presidente lançou um comunicado, alegando que as Associações (algumas) é que não quiseram devido à falta de condições. A pergunta que todos devem colocar é: o que fez a CMOA para salvaguardar essas condições?! Nada. E, assim sendo, a iniciativa não se realizará, empurrando as responsabilidades para terceiros, como tipicamente vem sendo feito.
A decisão é tão incompreendida quanto mais vemos iniciativas semelhantes, ou até maiores, imbuídas no mesmo espirito do nosso Mercado à Moda Antiga, a serem realizadas por este país fora.
Porque não temos MMA? Mas Santa Maria da Feira terá o Imaginarius e a Viagem Medieval.
Porque não temos MMA? Mas Albergaria-a-Velha terá a Feira do Pão e Albergaria Convida.
Porque não temos MMA? Mas Sever do Vouga terá a Feira do Mirtilo e o FicaVouga.
Porque não temos MMA? Mas Ovar terá o OvarJazz e a Festa2022.
Porque não temos MMA? Mas Estarreja terá o Mercado Antigo e a Festa de S.João.
Porque não temos MMA? Mas Águeda terá o AgitÁgueda.
Porque não temos MMA? Mas Aveiro terá a Feira de Março e o Festival de Canais.
Conclusão: Não temos MMA porque o Eng. Joaquim Jorge nunca o
quis.
* Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Social democrata