11 Apr 2022
Carla Rodrigues *
Em todas as áreas de governação, mas sobretudo na governação autárquica, a realização de obras, quer seja nas estradas, na rede de água e saneamento, em equipamentos desportivos, culturais e de lazer, é importante, mas não esgota as competências e responsabilidades de uma autarquia. Há muito mais para fazer além do cimento e do alcatrão.
Promoção da saúde e prevenção da doença, promoção do envelhecimento ativo, da igualdade de género, políticas ambientais, promoção do território, do património natural, cultural, religioso, políticas de incentivo à natalidade, de apoio às famílias, de captação e fixação de população, políticas culturais, políticas de juventude, políticas sociais de combate à pobreza e exclusão, etc…etc… Há uma imensidão de competências de uma autarquia que não dependem de empreitadas de obras públicas, mas sim de empreitadas de ideias, de vontade e de sensibilidade.
Todos os dias vemos notícias de autarquias que promovem o envelhecimento ativo, que têm pelouros dedicados à saúde, que se preocupam com a sustentabilidade ambiental, que têm verdadeiras políticas de incentivo à natalidade, que investem em pelouros dedicados à felicidade…
Todos os dias percebemos, com tristeza, que em Oliveira de Azeméis, não estamos a acompanhar esta evolução, não estamos a desenvolver estas competências e responsabilidades.
Precisamos de uma governação autárquica voltada para o futuro, centrada nas pessoas.
Mas o discurso e a ação têm-se focado demasiado no passado e nas coisas.
Aproveitemos esta Páscoa para nos renovarmos e transfigurarmos.
Façamos todos a “política melhor”: a política ao serviço das pessoas, com respeito pela dignidade humana, que promova o bem comum e a solidariedade. Só assim construiremos um futuro melhor para todos.
Votos de uma Santa Páscoa!
* Vice-Presidente da CPS do PSD de Oliveira de Azeméis