Anabela Gama Sousa *
23 de Novembro 2022 ficará na história das Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo. Foi na passada quarta-feira que se procedeu ao primeiro ato formal para o processo de desagregação da União de Freguesias.
Em 2021 quando encabecei a lista da Coligação “Pelas Pessoas” à presidência da União de Freguesias, fui sentindo no terreno, junto das pessoas e muito em particular na freguesia de Pindelo, uma clara vontade de reverter o processo de 2013.
Desde a primeira hora que manifestei disponibilidade para avançar com a desagregação. Este é um procedimento que já poderia estar concluído há muito tempo, não fosse a indefinição do PS e dos seus eleitos ao longo de tantos meses sobre esta questão.
Tal indefinição ficou bem patente na Assembleia de Freguesia de 29 de Junho 2022, onde na discussão deste assunto voltei a afirmar a posição dos eleitos do PSD na A. Freguesia. Nesta data, o PS dizia que (ainda) ia ouvir as pessoas para tomar uma posição.
O curioso é que nesta data, um movimento de cidadãos liderado pelo Sr. José Almeida já havia recolhido as assinaturas necessárias a obrigar a Assembleia de Freguesia a deliberar sobre o processo de desagregação, e já era do conhecimento do executivo da junta essa vontade.
Esperemos agora que o processo avance de forma célere, com aprovação na Assembleia Municipal e respectivo envio para a Assembleia da Républica.
No entanto, não se esperam muitas complicações na aprovação da Assembleia Municipal, pois pelo que se percebeu, o Partido Socialista apesar de ter “acordado” tarde para este assunto, nas intervenções que fez na última assembleia de Freguesia ficou a ideia que acordou bem, aliás, passou inclusive a ideia de que sempre foram claros na sua posição, algo que todos sabemos não corresponder à verdade.
Perante todos estes avanços e recuos, ainda bem que o PS percebeu a vontade das pessoas, e assim aprovamos por unanimidade em Assembleia de Freguesia o processo de desagregação.”
*1ª Eleita A.F. Nogueira do Cravo e Pindelo pela Coligação “Pelas Pessoas”