21 Mar 2023
Carla Rodrigues *
O Presidente da câmara municipal iniciou uma ronda pelas Freguesias do concelho, numa espécie de presidência aberta, para ouvir os anseios da população. É muito importante ouvir as populações e conhecer as realidades. Mas o que resultou desta visita, ou pelo menos o que saiu na comunicação social, foram os anúncios do Presidente.
Em S. Martinho da Gândara o Presidente anunciou 2,5 milhões de euros para a praia fluvial do Pedregulhal em Ossela e 5 milhões para as Minas do Pintor em Nogueira do Cravo entre muitos outros, num total de 20 Milhões.
Na reunião de câmara seguinte, o PSD questionou sobre estes projetos em concreto e sobre a sua concretização. Verificamos que são apenas intenções. Porque há muitas coisas que saem do controle da câmara municipal, que depende, de pareceres de entidades externas, vistos do tribunal de contas, etc, “não faço ideia quando vamos iniciar ou finalizar estes projetos” disse o presidente. “Gostaríamos muito que estas obras pudessem arrancar neste mandato, mas não podemos garantir”.
Ora, resumindo, o Presidente faz anúncios sem nada de concreto para apresentar, sem projetos, sem calendarização, apenas anúncios para capas de jornais. “Mas queremos fazer ainda mais anúncios” assumiu.
Lembro aqui um anúncio apresentado em 2020, num pacote de medidas de apoio à economia em resposta à crise pandémica: eram 2 milhões de euros para acessibilidades às zonas industriais. E até hoje não passou disso mesmo: um anúncio.
Na mesma reunião em que assumiu que estes projetos não dependem inteiramente da câmara municipal, fez um novo anúncio, em tom de promessa: “As zonas industriais vão ser integralmente requalificadas neste mandato”.
Creio que os oliveirenses querem as zonas industriais requalificadas, querem água e saneamento, as ruas transitáveis, habitação, transportes, qualidade de vida. Os oliveirenses querem mais respeito e menos anúncios.
* Vice Presidente da Comissão política concelhia do PSD