Contraditório

PSD

Carla Rodrigues*

Na última campanha eleitoral o PSD assumiu a educação como um dos 3 pilares fundamentais para o desenvolvimento do Concelho (Saber, Sustento e Saúde). Apresentamos um conjunto de propostas estruturais para consolidar a Educação como força motriz do nosso desenvolvimento.
O PS não apresentou programa eleitoral, mas apenas algumas medidas avulsas. Para a educação a única proposta foi a continuidade do “vale educação”. 
Nunca estivemos contra a atribuição deste vale, pelo contrário, incluímos esta medida no nosso programa, mas com alterações: “alargar a oferta do Vale Educação ao ensino particular e cooperativo e a todos os graus de ensino incluindo pré-escolar”. 
Por isso, sempre denunciamos a injustiça e discriminação desta medida.
A medida é discriminatória porque exclui o ensino particular, como se as crianças que o frequentam não fossem oliveirenses como as outras. E é injusta porque não abrange todos os graus de ensino, excluindo o pré-escolar e o secundário.
O Sr. Vereador da Educação assumiu a vontade de alargar esta medida a todos, quando as condições assim o permitissem. Com 35 milhões de saldo de gerência, não estão reunidas as condições para a medida ser alargada? Estão, mas o Sr. Presidente não deixa por puro preconceito ideológico e indiferença. 
Este ano os Vereadores do PSD apresentaram a proposta de aumento do vale de 30 para 35€, uma vez que fruto da inflação e do agravamento das condições de vida, se impunha uma atualização. Isto implicaria um aumento da despesa na ordem dos 23 000€. O Sr. Presidente recusou e fez um discurso sobre responsabilidade.
Pois está na hora de assumir as suas responsabilidades. Está na hora de fazer as obras necessárias e urgentes nas escolas e nos seus pavilhões. Está na hora de tratar com igualdade e justiça todos os alunos. Está na hora de ouvir as direções de agrupamentos e trabalhar em conjunto. Está na hora de deixar as desculpas com o passado e os discursos de circunstância. Está na hora de agir.   
* Vice-presidente da comissão política Concelhia do PSD
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
16 anos de Família McDonald's de São João da Madeira
18/07/2024
Campeões da UDO recebidos pela câmara municipal
18/07/2024
Pinheiro da Bemposta ganhou nova superfície comercial
18/07/2024
Homem ferido em colisão entre bicicleta e automóvel
18/07/2024
Homem ferido em acidente nas obras da Linha do Vouga
18/07/2024
Avenida João Pinto Bessa (Cucujães) vai ser requalificada
18/07/2024
Oliveirense jogou o terceiro amigável desta pré-época
17/07/2024
Estádio do Mergulhão vai ser casa do C. Albergaria
17/07/2024