Em
Correio de Azeméis

19 Sep 2023

Contraditório

PSD

João Costa *

Finalmente, no ano de 2023, os oliveirenses são agraciados com a conclusão do Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis, conclusão que tardava em chegar, mas que por fim concedeu ao concelho um espaço renovado, mais atraente, polivalente, dotado de novas ferramentas, mas que recebe uma responsabilidade acrescida quanto à sua programação.
Apesar da conclusão, a sua inauguração tem vindo a ser adiada inúmeras vezes, ansiando os Oliveirenses por finalmente poderem apreciar de perto este edifício emblemático, que até ao momento só o conseguiram fazer através de fotografias.
É sabido que só depois da auditoria, a realizar pelo IGAC, tal acontecimento será efetuado, no entanto já foram realizados um evento da CEFAMOL, o qual o executivo apelidou de “evento piloto”, seguido do Concurso “Terras de La Salette”, o que me leva a perguntar como tal foi possível, não estando o equipamento devidamente licenciado para tal. Esperemos que não tenha sido para cumprimento de calendário, de forma que a Câmara Municipal não ficasse mal vista para com outras entidades de importância estratégica.
Apesar de tudo, aquele espaço tão imponente visto de fora trará, decerto, desafios para o futuro, desafios esses que o executivo já explicou, embora que por alto, como irão acontecer. Tal passa pela contratação de um programador cultural que irá ter a tarefa de articular a atividade cultural, não só do teatro, mas sim de todo o concelho.
Na minha perspetiva, este era um agente cultural há muito necessário na cidade, no entanto atiça-me a curiosidade a forma de como tal está a ser processado, uma vez que nenhum concurso foi aberto.
Como poderá a câmara municipal saber quem contratar e auferir as propostas de um leque vasto de pessoas ligadas às artes, se não dá oportunidade a todos de o puderem fazer, até mesmo a possíveis oliveirenses interessados?
Nos últimos anos, Azeméis (quase que) é cultura, resta-nos por isso esperar que tal se inverta, pois, um concelho sem cultura é um concelho sem futuro.

  * Vice-Presidente JSD Oliveira de Azeméis
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveira de Azeméis entre os municípios do EDV que mais acionou o socorro da VMER
22/01/2025
Serão de S. Valentim no próximo dia 14 de fevereiro
22/01/2025
Padeirinhas cumprem tradição dos reis e janeiras
22/01/2025
Ul em festa no final do mês
21/01/2025
Cantares e Romarias de Travanca solidário
21/01/2025
Macinhata da Seixa “precisa destas infraestruturas”
21/01/2025
Vamos ajudar o Gustavo
21/01/2025
Romaria à Srª das Candeias e S. Brás
21/01/2025