19 Feb 2024
Carla Rodrigues *
“Vamos fazer o que ainda não foi feito” ou “Agora é que vai ser.”
Estas podiam ser as frases de campanha do PS para as próximas eleições legislativas. Mas não. O PS escolheu uma frase ainda melhor: “Mais ação”. Não sei qual foi a intenção dos especialistas de marketing, mas o que verdadeiramente conseguiram foi arrasar com os últimos 8 anos de governo socialista. 8 anos de oportunidades perdidas, com conjuntura favorável, estabilidade, “bazuca europeia”, maioria absoluta, mas… sem ação, sem concretização, sem melhoria da vida das pessoas.
Este foi o Governo dos projetos, das promessas, dos mapeamentos e dos planos, mas tudo ficou no papel. O Plano Nacional de Investimentos que previa a requalificação da Linha do Vouga, ficou no papel. O Plano Plurianual de Investimentos na Área da Justiça que prevê a intervenção no nosso Tribunal, ainda não saiu do papel. O projeto do novo posto da GNR de Cesar está no papel. A requalificação do IC2 que estava “prevista, calendarizada e confirmada pelas Infraestruturas de Portugal”, afinal já não sairá do papel porque o Presidente admitiu que não está prevista nenhuma intervenção. As escolas de Loureiro e Pinheiro estavam no mapa das escolas a serem intervencionadas antes da transferência de competências e lá continuam. Agora, em véspera de eleições, foi anunciado que a Escola de Carregosa finalmente foi incluída pelo Ministério da Educação nesse mapeamento, mas não há previsão de concretização.
Perante toda esta inação, o Sr. Presidente da CM responde que terá de ser o próximo Governo a avançar com todas estas obras.
O Sr. Presidente deposita agora toda a esperança no novo Governo.
Estranhamente estamos todos de acordo: terá de ser um novo Governo a avançar e é preciso mais ação.
Depositamos toda a esperança no novo Governo. Num Governo liderado por Luís Montenegro.
* Vice-Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD e vereadora da câmara municipal