12 Mar 2024
> Nuno Pires *
Obrigado Oliveira de Azeméis, obrigado Oliveirenses!
Terminadas as eleições legislativas não posso deixar de tecer algumas considerações sobre os resultados eleitorais do passado dia 10 de março. A minha primeira referência vai para a abstenção. Tal como no país, em Oliveira de Azeméis a abstenção baixou significativamente de 42% em 2022 para 33% em 2024, um sinal positivo destas eleições.
A segunda referência é um agradecimento às centenas de pessoas que ao longo do dia estiveram nas mesas de voto, pela disponibilidade, mas também pela forma tranquila e ordeira com que decorreu o ato eleitoral.
Os resultados ditaram uma vitória clara da AD no concelho de OAz num cenário adverso, em que o poder local (CM e a maioria das Freguesias) está entregue ao PS.
A AD venceu em 8 das 12 Freguesias/Uniões, e reduziu a diferença de votos face ao PS nas freguesias onde não conseguiu vencer.
A AD obtém um aumento líquido de 1000 votos face à soma dos votos do PSD com o CDS em 2022 e mantém os seus 7 deputados no distrito.
O PS é o maior derrotado destas eleições, perde cerca de 3074 votos (13%) face às eleições de 2022, cenário extensivo ao país onde perde aproximadamente 40 deputados. Em Aveiro vê reduzida a sua representação de 8 para 5 deputados.
O Partido que mais cresce no concelho e no país foi o ADN. Aumentou 900% a votação face a 2022. Obviamente que gerado pela confusão do boletim de voto, pois em 2022 o ADN teve 57 votos e em 2024 obtém 568, conseguindo ficar à frente do PCP. Não tenho dúvidas em afirmar que grande parte destes votos tinham como destino a AD, e por isso entendo que a votação da AD fica subvalorizada.
Com exceção do Livre, todos os partidos da esquerda perdem votação (BE, PCP, PAN), por outro lado todos os partidos à direita sobem a votação.
O Chega cresce bastante e em linha com o país quadruplicou a sua votação no concelho, obteve 16,6% (6758 votos) e aumenta de 1 para 3 os deputados no distrito. A IL também cresce e consegue eleger pela primeira vez 1 deputado no distrito de Aveiro.
Portanto, os Portugueses mostraram um cartão vermelho às governações socialistas que nos têm levado para o empobrecimento.
Estou certo que Luís Montenegro é a pessoa certa para mudar Portugal e essa mudança será positiva para Oliveira de Azeméis e para os oliveirenses.
* Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD