8 May 2024
Carla Rodrigues*
O Distrito de Aveiro foi palco da apresentação da Lista da Aliança Democrática às eleições para o Parlamento Europeu, de 9 de junho.
Portugal elege 21 deputados ao Parlamento Europeu. São os nossos representantes na definição das políticas europeias. Embora muitas vezes nos pareça distante e difuso o trabalho do Parlamento Europeu, a verdade é que impacta diretamente nas nossas vidas. A política económica europeia e a moeda única, a política agrícola comum, o pacto ecológico e a transição energética, políticas de cooperação entre estados-membros, educação, migrações, direitos humanos, saúde, etc. No nosso dia a dia, sem nos apercebermos, a Europa está sempre presente e ao longo dos últimos 38 anos são evidentes as profundas transformações operadas em Portugal fruto da nossa adesão e das políticas de coesão.
Alguns partidos que se apresentam nestas eleições são contra o projeto europeu, outros têm uma visão utilitarista da Europa como se fosse uma espécie de mealheiro para usarmos quando quisermos, outros ainda não se definiram e não sabem se são contra ou a favor.
Ao contrário destes partidos, a Aliança Democrática defende o projeto europeu e os seus valores de paz, união e coesão. Na AD levamos a Europa a sério, porque queremos que a Europa nos leve a sério a nós. Por isso a AD apresenta uma equipa jovem, mas experiente, diversificada ao nível de competências e de representação territorial e profundamente convicta que a Europa é a nossa casa comum.
Tenho a subida honra e responsabilidade de integrar esta lista em representação de Oliveira de Azeméis e do Distrito de Aveiro. Quero levar as preocupações e necessidades da nossa região para a Europa e trazer a Europa ao encontro das pessoas.
Como disse o cabeça de lista da AD, “queremos uma Europa que protege, que cresce e que defende. Queremos uma Europa que promete e que cumpre, que seja mais do que esperança, uma Europa que seja um futuro real em que as pessoas possam acreditar.”
Eu acredito.
* Vice-presidente da Concelhia do PSD
- Candidata na lista da AD ao PArlamento Europeu no 8º lugar