13 May 2024
Nuno Pires *
No próximo fim de semana decorrerá aquele que é o maior evento cultural popular e de tradições do concelho de Oliveira de Azeméis.
O Mercado à Moda Antiga terá a sua XXV edição. Criado em 1997 sobre a iniciativa do Grupo Recreativo Associativo e Cultural de Cidacos e sobre a coordenação de Nelson Costa e Ana Nadais o evento pretende recriar os usos e costumes do final do Séc XIX.
Ao longo dos anos o evento foi ganhando dimensão com a participação de cada vez mais coletividades, no entanto, o fim para o qual foi inicialmente criado, está, no meu entender, a ser desvirtuado. Hoje o MMA é visto, e bem, como uma fonte de receita importante para as nossas Associações, no entanto urge inovar e fazer crescer o evento em termos culturais. Para isso é necessariamente importante o município diversificar e investir no cartaz cultural tendo como prioridade as tradições oliveirenses, mas também tradições a nível nacional. Recordo-me por exemplo da participação de um grupo de cante alentejano aquando da candidatura a Património Imaterial da Humanidade.
Oliveira de Azeméis tem hoje um programador cultural que, segundo o Presidente da CM, será responsável pela dinamização da cultura em todo o concelho. Desconheço que o mesmo tenha tido algum papel na preparação desta edição, mas acho importante que o tivesse feito porque também foi para isso que foi contratado.
Os verdadeiros obreiros do MMA são os Oliveirenses e as dezenas de associações que participam no evento. Ao longo das últimas semanas centenas de pessoas estão envolvidas em toda a preparação, porque o MMA são mais do que os dois dias da iniciativa.
Se o tempo ajudar, estou certo que será mais um fim de semana de sucesso e alegria na nossa cidade e que fará jus ao nosso Slogan “Azeméis é Vida”.
* presidente da Comissão Política Concelhia do PSD