8 Jul 2024
José Rodrigues dos Santos
As enormes dificuldades de servir bem os Fregueses.
Os Autarcas, são os principais interlocutores, entre as pessoas e o poder Político, por isso, quero aqui expressar alguns pontos de vista e também, como não podia deixar de ser, as suas enormes dificuldades, que atravessam. Ninguém como eles sabem e sentem todas as necessidades dos seus fregueses e as carências das suas Freguesias. É lamentável que muitas situações que já têm alguns anos, continuem por resolver e assim muitas famílias sofrem nas acessibilidades a falta de resolução desses graves problemas. Posso dar um exemplo: Ponte Nova em Ossela. E como este existem mais.
Como Político de proximidade, gostaria de ver todas as freguesias a serem tratadas de igual modo, mas isso é uma prática que está longe de ser uma realidade, não podemos deixar que algumas Freguesias, neste caso os seus habitantes, sejam esquecidas em detrimento de outras, temos Freguesias enormes e outras muito mais pequenas, todas elas têm realidades diferentes, é preciso olhar com a atenção necessária e atender às suas dificuldades que são muitas. Neste momento as Autarquias vivem com uma enorme asfixia económica, por isso, algumas Câmaras Municipais, à nossa volta, decidiram dobrar os apoios as suas Freguesias.
Estou em crer que os Autarcas, não têm interesse em receber bens, sem que para isso venham acompanhados de um pacote financeiro para fazer face à despesa que vão ter a desenvolver o trabalho com esse bem, se já vivem com tremendas dificuldades, mais ainda vão ter. Sei que vai dar uma linda fotografia para a comunicação social, os problemas vêm de seguida para as Autarquias de várias maneiras, mas o ditado diz: é preso por ter cão e por não ter.
Se as Autarquias vivem com imensas dificuldades, não podem como desejavam dar o apoio necessário e justo aos seus fregueses É necessário e urgente que o município invista na Rede-Viária das Freguesias. Mas, vão-me dizer que estavam previstas asfaltar cerca de 136 Ruas e partes de Ruas por todo o Concelho, é verdade, mas mesmo muito poucas foram executadas e só em algumas Freguesias.
Vou falar de Ossela, a Freguesia maior do nosso Concelho de Oliveira de Azeméis, foi nesse pacote contemplada com três ruas e três troços de ruas, todas já tinham água e saneamento, menos uma que foi concluído há dias.
Haja bom senso na nossa gestão Camarária e olhem mais para as Freguesias, principalmente as mais pobres e de maior dimensão. O nosso Concelho tem 19 Freguesias, olhem de igual para todas e vejam onde estão as maiores dificuldades. O nosso Concelho tem 161,10 Kms2 e não 60 ou70.
* vice-presidente da comissão política Concelhia do PSD