> Pedro Marques
Portugal é sem dúvida um país único...
Único na sua História, na sua forma de sentir, na sua criatividade mas fundamentalmente nas suas gentes...
Somos de facto o povo do desenrasque mas absolutamente um POVO SOLIDÁRIO!
Às vezes sinto que o Estado, os que nos governam, não merece o povo que têm...
O poder está e estará sempre em nós, enquanto portugueses e isso tem que se exprimir numa cidadania ativa, atenta e interventiva! Mas constante e permanente!
Temos e somos dos melhores quando nos unimos em torno de causas, valores e princípios!
Nas tragédias somos capazes dos melhores feitos... Assim vimos nos últimos dias... O medo virou coragem, as dificuldades uniram-nos, e o choro de um era o choro de todos!
Somos assim, mas devíamos ser assim também exigência e rigor das nossas políticas públicas!
Como balanço destes dias trágicos para o país, e em particular para Oliveira de Azeméis, voltamos a sentir a falência do Estado, a incapacidade de resolver os problemas da população... Sentimos que o povo está aqui, as forças de Segurança e auxílio estão aqui connosco, mas o Estado está bem lá para trás... No seu limpo e estimado colete de Proteção Civil, procurando uma Câmara da TV para dizer ao país o que não respondem aos daqui!
E daqui para a frente, vai se procurar protagonismo, sacudindo a água, melhor as cinzas, do capote, melhor do colete, atirando a culpa da inércia e incapacidade de gestão e organização do território, e tudo ou quase tudo continuará igual...
Mais uma vez os Oliveirenses deram provas de uma grandeza ímpar... Lutaram por si, mas também pelos seus vizinhos... Fomos exemplo para o país... Passei pelas freguesias assoladas, falei de forma anónima com as povoações... Ouvi desespero... Mas senti emoção e esperança na nossa terra!
Merecíamos mais, os Oliveirenses mereciam muito mais!
Pedro Marques, Presidente da Comissão Política do PSD