11 Nov 2024
> Sérgio Leite
O desporto não é só uma atividade física, é também uma forma de moldar a vida de jovens atletas. Desde a disciplina à perseverança, o desporto de formação oferece muitos benefícios que se estendem para além do recinto de jogo.
Para que estes benefícios sejam aproveitados ao máximo é necessário que exista um esforço conjunto entre pais, clubes e atletas. Os pais devem incentivar a prática desportiva saudável, os clubes têm de garantir uma formação desportiva de qualidade e os atletas devem comprometer-se e tirar o máximo de proveito dos anos em que farão parte do clube de formação, os pais devem apoiar os filhos, sem nunca os pressionar para chegarem a altos patamares ou para praticarem uma modalidade com a qual não se identificam.
A prática desportiva ajuda também os jovens a terem um estilo de vida mais saudável, promovendo uma boa alimentação e reduzindo o risco de desenvolverem doenças relacionadas com o sedentarismo, como a obesidade, a hipertensão ou diabetes.
Durante a prática desportiva é exigido que os atletas trabalhem fatores cognitivos como a concentração, o pensamento estratégico, a tomada de decisão ou a resolução de problemas. Também a memória e a capacidade de aprendizagem podem ser melhoradas durante a prática da atividade física.
Desta forma, o aproveitamento escolar das crianças e jovens que praticam desporto melhora, afinal todos estes fatores são essenciais para um bom aproveitamento escolar.
Através da prática desportiva, os jovens aprendem valores como a disciplina; o trabalho em equipa; a resiliência; a perseverança; a empatia e o respeito mútuo, que são fundamentais para o sucesso em qualquer área da vida.
O desporto de formação tem muito mais para oferecer para além da prática da atividade física. O desporto oferece aos jovens atletas ferramentas e valores que os vão acompanhar para o resto da vida.
Sérgio Leite, Vogal da Comissão Política do PSD