9 Dec 2024
Francisca Loureiro *
A juventude oliveirense tem imenso talento. Infelizmente, nos últimos anos os jovens sentem-se abandonados pelo poder local, que não os colocou nas suas prioridades políticas.
Os jovens vão-se destacando no teatro, música, desporto, cinema e outras atividades de forma isolada sem fazer parte de uma estratégia municipal.
Em Oliveira de Azeméis temos ensino superior de enorme qualidade na ESAN e na ESSNorte CVP, resultante da visão estratégica dos municípios liderados pelo PSD…
Os jovens estudantes vindos de várias regiões do país, chegam e não encontram políticas de juventude que vão ao encontro das suas expectativas, nem oferta habitacional que permita a sua fixação.
A falta de oferta habitacional não é exclusiva dos estudantes que escolhem Oliveira de Azeméis para estudar, mas também para viver. Os jovens têm mais dificuldades em sair de casa dos pais devido aos elevados custos e também à falta de oferta.
Falta integração entre as políticas de juventude e urbanismo, pois continuamos a ver a CM a apoiar a construção de apartamentos tipologia T4 com a contrapartida de umas lojas para alugar e um ponto de paragem de autocarros.
Precisamos de criar mecanismos de apoio à construção de habitação a preços e rendas acessíveis aos jovens que estudam e trabalham no concelho, podendo para isso estabelecer parcerias com investidores privados que teriam apoios na construção de pequenas habitações, T0 e T1, destinadas a jovens estudantes e trabalhadores.
Os transportes públicos continuam a funcionar mal e de forma desconcertada, pois as opções da UNIR são um completo desrespeito pela comunidade oliveirense, para além da poluição ambiental que os velhos autocarros provocam no concelho, contrariando as boas práticas ambientais.
É urgente criar um programa para jovens artistas, músicos, desportistas, que lhes permita dar o salto qualitativo e não lhes cortar as pernas como recentemente aconteceu aos jovens de Figueiredo no Pinheiro da Bemposta.
A juventude oliveirense merece muito mais.
* Secretária-Geral JSD Oliveira de Azeméis