3 Apr 2025
> Filipa Santos
No dia 21 de março de 2025 tomaram posse a nova Comissão Política e a Mesa do Plenário da Juventude Social Democrata de Oliveira de Azeméis. Nas várias intervenções realizadas ao longo deste evento, foi destacada a importância de uma juventude partidária não só para a renovação política e a participação cívica, como também para os dois momentos eleitorais que se avizinham.
O envolvimento das juventudes partidárias nas eleições legislativas e autárquicas permite a construção de uma sociedade mais participativa, na qual as novas gerações se fazem ouvir e têm influência nas decisões que moldam o futuro. O seu dinamismo, proximidade com a população e capacidade de inovação tornam-nas um elemento-chave para o sucesso das campanhas e para a renovação das ideias dentro dos partidos.
Durante os períodos eleitorais assumem um papel ativo na disseminação das propostas do partido, utilizando canais de comunicação inovadores e promovendo iniciativas que aproximam a política dos jovens. Além disso, a participação de juventudes partidárias nestes momentos é crucial para garantir que os temas que afetam diretamente as novas gerações como a educação, o emprego e a habitação sejam devidamente representados na agenda política. O seu envolvimento permite que a voz dos jovens seja ouvida e que as políticas adotadas reflitam as reais necessidades desta faixa etária.
Desta forma, ao participar ativamente nas eleições legislativas e autárquicas, as juventudes partidárias não só reforçam a representatividade e a proximidade entre jovens eleitores e eleitos, como também contribuem para a construção de um futuro mais representativo, inclusivo e inovador.
Foi, é, e assim será, com um “Compromisso com Futuro”, que a Juventude Social Democrata de Oliveira de Azeméis assumirá esta missão.
Filipa Santos, Presidente da Mesa do Plenário da JSD de Oliveira de Azeméis