Crianças de S. Tomé apoiadas
Concelho
A turma do 8.º F do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, no âmbito do seu projeto do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), dinamizou várias atividades que pretendiam mobilizar o espírito solidário da comunidade educativa.
Em estreita colaboração com a Instituição ‘Casa Fiz do Mundo - S. Tomé’, os alunos conseguiram mostrar que ser solidário não custa nada. Basta vontade e iniciativa. Em prol das crianças de S. Tomé foi feita a recolha de dois bens essenciais: material escolar (novo ou em boas condições de reutilização) e sabão em barra (rosa ou azul).
A divulgação da campanha foi feita de forma organizada e atempada, tendo os alunos conseguido angariar bens em quantidade suficiente para completar vários caixotes, que foram devidamente decorados e personalizados. Não querendo ficar só pela recolha e angariação de bens, a turma, em conjunto com os seus professores, participou numa outra valência da instituição: o apadrinhamento de uma criança de S. Tomé. Durante um ano, o Maurício, que completa 3 anos no próximo mês de agosto, poderá ter uma vida menos difícil e mais feliz.
O coordenador da instituição ‘Casa Fiz do Mundo - S. Tomé’ deslocou-se à Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro para recolher os bens angariados e elogiou o trabalho desenvolvido pela turma. Prometeu igualmente que na sua próxima deslocação a S. Tomé realizar-se-ia uma videoconferência para promover o contacto entre os alunos da turma e, como forma simbólica de agradecimento, todos os alunos receberam um postal/foto da região de Neves, em S. Tomé.
No momento de avaliação final, os alunos referiram que esta foi uma atividade muito enriquecedora, em termos pessoais e sociais, e gostariam de lhe dar continuidade no próximo ano letivo. “Estamos muito satisfeitos com o nosso trabalho. De coração cheio, porque afinal é bom sermos solidários! A todos os que participaram nesta iniciativa, o nosso muito obrigado.”
Os projetos DAC são projetos que permitem uma abordagem interdisciplinar do currículo, indo ao encontro da competências-chave do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
No dia 30 de junho
Azeméis TV/FM transmite ‘Às quartas com...’
O ciclo de conferências ‘Às quartas com...’, promovido pelo Rotary Club de Oliveira de Azeméis, recebe, na próxima quarta-feira, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, Pedro Gil de Vasconcelos, sob o tema ‘Seta Amarela’.
O convidado nasceu no Porto em 1965, estudou cinema e foi jornalista na Rádio Delírio, Rádio Nova, 1º de Janeiro e RTP. Atualmente, divide a atividade profissional entre a área de comunicação e produção. Para Pedro Gil de Vasconcelos, os desportos radicais e de ar livre sempre foram um hobby e o caminho de Santiago aparece por essa via, tendo já feito 11 ‘caminhos’.
Uma vez que o evento não vai contar com a participação de público, pode assistir à conferência, em direto, através da Azeméis FM (89.7) e da Azeméis TV, na rede social Facebook e no canal YouTube.
Partilhar nas redes sociais