8 Oct 2025
Um gesto simbólico em parceria com o Parque Biológico de Gaia
>~S. Roque assinala Dia do Animal
A autarquia mantém assim, como vem sendo habitual há mais de uma década, esta ligação ao ex-Parque Biológico de Gaia, e comemora desta forma, simbólica e tão significativa, o Dia do Animal, que se assinala a 4 de outubro.
Na manhã da passada segunda feira, cerca de 220 crianças (do pré-escolar e 1.ºciclo) da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, em São Roque, testemunharam a “libertação” de uma jovem águia de asa redonda, iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis em parceria com o Parque Municipal da Câmara Municipal de Gaia.
Esta iniciativa insere-se na parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e o antigo Parque Biológico de Gaia, agora Parque Municipal de Gaia, assinalando o "Dia do Animal" (que se assinala a 4 de outubro), com a devolução de um animal selvagem à Natureza. Neste caso, um bútio-comum.
Os animais selvagens feridos, quando detetados pela população, deverão ser reportados ao SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (GNR), que os capturam e entregam para recuperação ao antigo Parque Biológico de Gaia. Os que recuperam e têm capacidade de sobrevivência são devolvidos à natureza.
Estas iniciativas de devolução de animais na natureza junto da comunidade escolar servem para sensibilizar para o respeito pela Natureza e qual o papel da população numa situação em que se detete um animal ferido.
O bútio-comum encontra-se bastante bem distribuído pelo território português, sendo a única espécie de ave de rapina presente em todas as regiões do país. É comum, escasseando apenas nos extremos norte e sul de Portugal Continental. Os números desta espécie aumentam durante o Inverno devido à chegada de efetivos provenientes do Norte da Europa. No entanto, a nossa população é basicamente residente, pelo que pode ser encontrado durante todo o ano.