23 Mar 2022
> E 30 anos do auditório da uf de oliveira de azeméis
No âmbito dos quatro anos da Companhia de Teatro de Azeméis (CTA) e dos 30 anos do auditório de União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba – Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail. Carlos Fonseca , presiente do CTA, e Carla Fonseca, secretária, foram os convidados do programa ‘As nossas coletividades’, onde deram a conhecer o programa de atividades para o dia de aniversário e apresentaram o festival de teatro o ENTOAZ.
O “pai do teatro” em Oliveira de Azeméis
“Há muitos anos que faço a encenação das peças de teatro. Tenho formação de autores e um curso de fotografia. Este meu papel como encenador surgiu pela simples necessidade de ter alguém que dirigisse. Eu comecei a fazer teatro com cinco/seis anos, já lá vão mais de 70 anos desde que comecei.”
Carlos Fonseca
O ENTOAZ
“Vamos começar no dia 05 de março e terminamos dia 26 de março, com grupos de teatro de diversos sítios de país, este ano privilegiamos a zona Norte. Todos os sábados e domingos até 26 de março, as pessoas podem ver espetáculos de teatro, com entrada livre.”
Carlos Fonseca
A desvalorização do teatro
“Infelizmente a afluência ao teatro é pouca. Depois desta paragem da covid-19, as pessoas habituaram-se a ficar em casa e isso ainda prejudicou mais, ainda existem algumas restrições nas salas de teatro e as pessoas ainda têm um bocado de receio de vir. É preciso ver que a comunicação social ajuda nisso, todas as semanas vemos na televisão filmes que vão estrear, não é a mesma coisa que acontece com o teatro.”
Carla Fonseca
Os 30 anos do auditório
“Eu frequento aquele espaço desde que existe. E por acaso chamou-me a atenção, olhei para a placa e reparei 22/02/1992, ninguém se lembrou do pormenor dos 30 anos. Uma vez que vamos entrar em obras e o Caracas fechou, quando fez 50 anos, também para obras, eu lembrei-me de fazermos uma comemoração para nos despedirmos do velho auditório e ao mesmo tempo agradecer à autarquia por nos ceder o espaço para trabalharmos. Só há uma forma que é convidar instituições ligadas à cultura.”
Carlos Fonseca