Em
Correio de Azeméis

5 Dec 2024

Cucujães com novo espaço para peregrinos

Cucujães

’Albergue do Apeadeiro’ foi inaugurado na segunda-feira

O Albergue Municipal de Peregrinos, em Cucujães, foi inaugurado esta segunda-feira, e está agora ao dispor dos peregrinos.

O ‘Albergue do Apeadeiro’, com capacidade para 12 lugares e distribuído por dois pisos, está agora dotado de comodidades que permitirão aos peregrinos recuperarem do caminho com conforto.

Na sua intervenção, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, referiu que “este equipamento encontra-se refuncionalizado para servir a comunidade, mantendo a identidade de forma a que a estação se mantenha na memória coletiva dos cucujanenses”, tendo aproveitado para agradecer a Nuno Neves, representante da IP – Património, empresa que subconcessionou as instalações, reforçando ainda que, “só com esta cedência foi possível que esta obra fosse uma realidade para mudar a vida daquele espaço”.

O projeto teve um investimento de cerca de 200 mil euros, tendo sido co-financiado pela ADRITEM.

A gestão desta nova valência ficará a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Cucujães.

“É um grande orgulho, porque fui eu que puxei realmente esta obra. Não sabia o que é que ia nascer aqui, fiquei surpreendido, mas de qualquer forma acho que a estação de caminho de ferro que existia aqui era degradante para esta freguesia tão grande e nobre”
Simão Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Cucujães

“Ao longo dos anos eu fui assistindo à degradação deste espaço com muita tristeza. E já há muitos anos que se tentou utilizar este espaço até para outros projetos de outras associações, mas a Infraestruturas de Portugal, na altura ainda era CP, não estava muito aberta a ceder estas instalações a título gratuito. (…) Creio que esta zona vai ganhar uma nova vida através dos peregrinos e este espaço é incontornável que ficou uma reabilitação bem feita”
Carla Rodrigues, vereadora do PSD e cucujanense

“É com profundo agradecimento e sincera emoção que nos reunimos hoje para reconhecer um gesto que transcende palavras e marca um impacto significativo na vida da nossa comunidade. Estamos certos que esta parceria será motivo de orgulho para todos”
Simão Ferreira, presidente da Delegação de Cucujães da Cruz Vermelha de Portugal

“O objetivo de subconcessões como a que estamos hoje a inaugurar é promover e potenciar a reabilitação do património ferroviário edificado associado às estações, onde ainda há exploração ferroviária, mas em que os edifícios das estações já não têm o uso original para que foram construídos”
Nuno Neves, representante IP Património - Infraestruturas Portugal
 

“Nome não foi feliz”
Durante a última reunião de câmara do executivo, a vereadora do PSD, Carla Rodrigues deixou apenas uma “pequena objeção” a este novo espaço. “Tem a ver com o nome, ‘Albergue do Apeadeiro’. Aquilo nunca foi chamado de apeadeiro, aquilo é uma estação. Pode haver alguma terminologia técnica, mas a verdade é que nós poderíamos ter dado o nome que muito bem entendêssemos. (…) Chamar ‘Albergue do Apeadeiro’ causa assim estranheza sobretudo às pessoas dali da região e que sempre foi chamada de estação. (…) O nome não é feliz. Devia ser da estação porque aquilo nunca foi apeadeiro”. 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense é campeã distrital de sub-18
18/01/2025
Resultados desportivos de sábado, 18 de janeiro
18/01/2025
Almoço de Natal das 'Concertinas' da Turma da Bola com celebração especial
18/01/2025
35 voluntários uniram-se pela Cerciaz
18/01/2025
GF Cidacos levou as 'Janeiras' até ao Mercado Municipal
18/01/2025
Avenida Liberdade e monumento alusivo inaugurados
17/01/2025
Grupo de Cantares e Romarias de Travanca solidário
17/01/2025
Ricardo Schutte troca a Oliveirense pelo Vizela
17/01/2025