Cucujães vai receber peregrinos da JMJ

Destaques Freguesias Cucujães

São esperados “cerca de 100 peregrinos”

Simão Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Cucujães, durante a assembleia de freguesia, deixou um apelo aos cucujaneneses que queiram ser famílias de acolhimento destes jovens durante uma semana

Já é sabido que Portugal está responsável por este ano receber as Jornadas Mundiais da Juventude, entre os dias 01 e 06 de agosto. No entanto, a vinda dos jovens de todo o mundo, acontece na semana anterior, de 24 a 31 de julho, na chamada pré-jornada, onde esses mesmos peregrinos ficaram alojados nas paróquias, das diferentes dioceses do país, Cucujães será uma delas e prevê acolher “cerca de 100 peregrinos”.

Nesse sentido, na última Assembleia de Freguesia de Cucujães, no passado dia 21 de abril, a deputada Jéssica Silva, questionou o presidente da junta de freguesia, Simão Godinho, “algumas informações relativas ao evento. Qual é o programa de atividades? Existe algum apoio que Junta de Freguesia vá dar?”

Simão Godinho respondeu:

“Estive reunido com o Comité Organizador Paroquial (COP) de Cucujães e nessa reunião houve uma preparação de como havíamos de ocupar esses jovens durante esse período de tempo. Temos já algumas famílias de acolhimento interessadas, queríamos evitar que estes peregrinos fossem alojados num salão ou numa escola, e faço aqui um apelo para que se houver mais famílias interessadas era bom, para estes jovens serem bem acolhidos. Os dias 24 e 25 de julho estão reservados para o acolhimento dos jovens peregrinos, e ainda a realização de um workshop e de uma caminhada, tendo como objetivo criar uma dinâmica de integração e ficarem a conhecer a identidade cucujanense. No dia 27 de julho, está prevista uma noite cultural, que será realizada no centro cultural ou no anfiteatro ao livre. Para já é o que temos planeado, no dia 31 julho partem para Lisboa. A junta está a criar um kit de boas vindas, onde vamos oferecer um mapa da Vila de Cucujães, uma brochura informativa e algumas lembranças da freguesia.”

 

Cucujanenses querem novo multibanco

A última assembleia de freguesia, além da discussão habitual das condições da rede viária, serviu para a oposição voltar a insistir na criação de uma nova caixa de multibanco para a Vila de Cucujães. Rogério Cavaleiro, deputado do PSD, voltou a apelar para a necessidade de “Cucujães ter mais uma caixa de multibanco, depois as pessoas deslocam-se para São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e somos esquecidos.”

Simão Godinho, presidente da junta de freguesia, revelou que desde o último pedido por parte da assembleia “nós andamos a estudar o problema e mandamos para uma agência bancária um pedido para vir colocar uma caixa de multibanco. A reposta foi que neste momento os mesmos não podiam fazer isso. Nós vivemos com constrangimentos, atualmente os bancos só têm prejuízo com as caixas de multibanco e nós estamos limitados.”

 

Festa das coletividades marcada para 15 de julho

Durante a intervenção da deputada do PSD, Rita Sol, a mesma começou por parabenizar a junta de freguesia pela organização do Carnaval, bem como todas as associações e coletividades que participaram no cortejo, tendo de seguida questionado o presidente da junta de freguesia se já havia uma data definida para a festa das coletividades. Simão Godinho revelou que está previsto a efeméride acontecer “no dia 15 de julho.” 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Fátima Lopes: " A leitura é dos melhores alimentos para a alma"
20/06/2024
Tiago Ferreira arrancou de Oliveira de Azeméis para obter recorde mundial
20/06/2024
Tomada de posse da nova Comissão Política Concelhia do PSD no próximo dia 28 de junho
20/06/2024
Marchas Populares de volta à Escravilheira
20/06/2024
Mulher ferida em colisão entre dois carros
19/06/2024
Escola Livre de Azeméis acolhe pela 1ª vez Campeonato Feminino Sub-19
19/06/2024
Oliveirense volta a estar na luta pelos títulos nacionais
19/06/2024
Arraial de S. Roque começa a ser tradição
19/06/2024