Cucujanense Cristiana Costa recebeu insígnias da FIFA

Desporto Cucujães

Pedro Ribeiro (à esq.ª) e Cristiana Costa (à dir.ª) são ambos de Cucujães, árbitros assistentes e têm as insígnias da FIFA

Futebol> Árbitro assistente Pedro Ribeiro continua na categoria internacional

Cristiana Costa, que pertence aos quadros da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), foi, recentemente, promovida à categoria internacional como árbitra assistente e junta-se, assim, a outro árbitro assistente, Pedro Ribeiro, também ele de Cucujães, na lista de árbitros oliveirenses com as insígnias da FIFA.

Natural de Cucujães e filha de ex-árbitro, Cristiana Costa recebeu, recentemente, as insígnias da FIFA, na cerimónia da Federação Portuguesa de Futebol, que decorreu na Cidade do Futebol. Aos 24 anos, a cucujanense é promovida aos quadros da arbitragem internacional, depois da sua primeira experiência na arbitragem ter acontecido “num torneio de miúdos” quando tinha “13 ou 14 anos”. 
Se este primeiro contacto com a arbitragem não correu como esperado, Cristiana Costa não desistiu e voltou a dar uma segunda oportunidade à arbitragem. “Vai haver momentos bons e menos bons, como em tudo na vida, mas a partir do momento em que se começa a gostar, tal como acontece com os jogadores, é muito difícil sair”, contou a árbitra assistente em declarações no site da Associação de Futebol de Aveiro.
A cucujanense até já se estreou a nível internacional, num jogo entre as seleções da Dinamarca e do Azerbaijão, e confessou que foi com orgulho e ambição que recebeu as insígnias da FIFA: “Quem me conhece sabe que queria muito isto, é um acontecimento muito importante na minha vida. É o culminar de alguns anos a trabalhar com este objetivo e, finalmente, consegui atingi-lo. Agora virão outros objetivos por aí e vou continuar a trabalhar para isto. Sou muito feliz naquilo que faço e vou continuar a sê-lo”.
Cristiana Costa é árbitra desde a época 2016/17, tendo ingressado na categoria nacional AACF na temporada 2021/2022. A cucujanense já participou em torneios internacionais organizados pela UEFA, tendo já realizado um jogo da fase de grupos do apuramento para o Campeonato do Mundo de 2023.  Cristiana Costa foi também uma das árbitras assistentes da Final da Taça de Portugal Feminina, entre o Sporting e o Famalicão, no Estádio Nacional, em maio de 2022.

Pedro Ribeiro mantém-se na categoria internacional
Na mesma cerimónia promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, o árbitro assistente Pedro Ribeiro, natural da freguesia de Cucujães, também recebeu as insígnias da FIFA para 2025. Já este ano, o cucujanense integrou a equipa de arbitragem que dirigiu o desafio, na República Checa, entre o FC Viktoria Plzen e o RSC Anderlecht, a contar para a Liga Europa.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Nog. do Cravo vai assumir 53% da dívida e Pindelo fica com a restante
30/06/2025
Jovens atletas confirmam crescimento da Villa Cesari
30/06/2025
Macieirense caiu nas meias-finais
30/06/2025
Enesse Basquetebol promoveu o espírito de grupo com várias iniciativas
30/06/2025
"A Oliveirense tem de recuperar do atraso para não sofrer como no ano passado"
30/06/2025
Carlos Nora quer mais jovens no Cicloturismo
30/06/2025
AMTSM quer devolver rio Ul às pessoas
30/06/2025
Columbofilia
30/06/2025