‘Cuidar da Saúde Mental, Cuidar do Futuro!’

Oliveira de Azeméis Concelho

> Escola Superior de Saúde Norte, Cruz Vermelha Portuguesa

No âmbito do Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, a Escola Superior de Saúde Norte, Cruz Vermelha Portuguesa, realizou no dia 6 de outubro o evento ‘Cuidar da Saúde Mental, Cuidar do Futuro.

Esta ação surge no âmbito de um programa e de um projeto da integração dos alunos do ano letivo 2025/2026, que tem um conjunto vasto de atividades, onde  o Gabinete de Apoio ao Estudante e Inserção na Vida Ativa, dá resposta a um conjunto vário de necessidades e programáticas para os estudantes.
Henrique Pereira, presidente do conselho de direção, declarou que esta “é uma atividade e um projeto pioneiro, digamos assim, a nível nacional. É um projeto que tem financiamento pela Direção Geral do Ensino Superior e que o acarinhamos com braços abertos”. Afirma ainda que, em jeito de avaliação, esta iniciativa está a decorrer bem, “essencialmente na perspetiva do estudante, que é isto que é para eles que nós trabalhamos e é por eles que nós estamos a desenvolver esta iniciativa.” Para concluir, o presidente do conselho de direção, afirmou que procuram ter boas práticas no processo de integração dos novos alunos, tradicionalmente conhecido como praxe. Para além disso, têm uma componente especificada, que é a saúde mental, para o bem-estar dos estudantes.
 Joana Coelho, coordenadora do gabinete de apoio ao estudante, afirma que a saúde mental é um ponto fulcral para o sucesso académico e a saúde em geral. “Este projeto visa muito esta promoção da saúde mental, falar sobre saúde mental, desconstruir ainda o estigma e a vergonha que ainda existem sobre falar sobre a ansiedade, falar sobre a depressão”, problemas que, de acordo com Joana Coelho, muitos jovens apresentam, devido à transição entre o ensino secundário e o ensino superior. A dificuldade na adaptação é um dos fatores que provocam essa ansiedade e, por isso, “este projeto traz também aqui um pouco não só do processo de integração e de facilitar a integração dos estudantes, mas acima de tudo, um espaço seguro em que eles se sintam confortáveis e que percebam que falar de saúde mental é tão válido como falar de outra área da saúde.”
Apesar de nem todos os alunos poderem estar presentes na iniciativa, devido às aulas, a adesão a esta ação foi boa, dentro do esperado, e o feedback por parte dos alunos tem sido positivo. “Acreditamos que é uma estratégia pedagógica importante para eles poderem estar envolvidos em atividades que não são propriamente uma aula ou ir a estágio, algo nesse sentido.”
Para além da ESS Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, a Escola Superior de Enfermagem do Porto e a Escola Superior de Saúde do Porto também estão envolvidas neste projeto, onda a ideia “é nós replicarmos a construção destes serviços nas três unidades e, no fundo, trabalharmos de forma colaborativa”, onde todas pensam nas atividades a desenvolver e de que forma vão ser desenvolvidas. Do ponto de vista da avaliação, e até da investigação que é feita no âmbito deste projeto, também permite perceber, numa amostra mais significativa de estudantes, qual é que é a consequência da implementação deste tipo de serviços. 
Na programação desta atividade, a música esteve presente, pois, de acordo com Joana Coelho, “a arte é uma ferramenta poderosa na produção da saúde mental e, por isso, trouxemos a música também para o nosso programa”. Tendo sido o segundo ano que promoveram esta iniciativa, este ano decidiram abordar algumas questões mais centradas na dependência dos jogos do telemóvel, o cyberbullying, que é algo atual, nomeadamente nesta faixa etária. “E, mais do que isto, ser abordado numa lógica muito técnica, muito científica. A ideia é conseguirmos chegar aos estudantes e capacitá-los de estratégias que consigam perceber neles e nos outros o que pode ser um sinal de alerta.”
Para finalizar, Henrique Pereira concluiu afirmando, “isto, obviamente, começa naquilo que nós estamos a designar por processo de integração, mas isto vai ao longo do ano.” No entanto, disse ainda que é feito um acompanhamento psicológico ao longo do ano, “quer seja numa perspetiva de promoção, quer seja até numa perspetiva de acompanhamento de situações já devidamente identificadas e enquadradas nessa área da saúde mental.” 
Esta atividade já se encontra prevista no plano de atividades para o ano letivo de 2026/2027, e é sempre realizada por volta do dia 10 de outubro, data em que se festeja o Dia Mundial da Saúde Mental.
 

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