Em
Correio de Azeméis

20 Nov 2025

Da importância das Assembleias de Freguesia ao distanciamento dos eleitores

Opinião Carlos Costa Gomes

> Carlos Costa Gomes

Começo por referir que a missão da assembleia de freguesia é crucial como órgão deliberativo fundamental na administração local da freguesia. A sua função primária é a da representação da voz dos eleitores e é o nível mais próximo da comunidade, no acompanhamento e fiscalização da atividade da junta de freguesia.  
Porém, não sendo apenas uma evidência local, a fraca participação da população nas assembleias de freguesia demonstra, na verdade, algum desinteresse por parte das pessoas, quer a nível individual, quer a nível coletivo ou associativo ou mesmo empresarial e comercial. Esta é, a realidade verificada ao longo dos anos de democracia com tendência cada vez mais crescente.
Todavia, esta falta de participação cívica da população deve fazer refletir os responsáveis autárquicos locais sobre o porquê da causa desse distanciamento que prevalece e que tende a continuar. Se a Assembleia de Freguesia é o elo entre o povo e o poder local, como devem os responsáveis assegurar o seu funcionamento democrático - não apenas no plano teórico, mas sim na vida concreta e no quotidiano da comunidade?
Como Presidente da Assembleia de Freguesia de Cesar, cumpre-me a tarefa de ousar tentar diminuir este distanciamento e promover maior proximidade e participação da população local na assembleia de freguesia, e cuja primeira missão passa por elencar as suas principais competências:  a assembleia acompanha e fiscaliza  a atuação da junta;  aprova propostas que afetam diretamente a comunidade; a assembleia é um canal privilegiado para que as necessidades e prioridades da comunidade sejam ouvidas e consideradas na tomada de decisões- A assembleia de freguesia é espaço formal da participação cívica onde as pessoas podem intervir, apresentar sugestões e acompanhar debates
Estou convicto de que cada presença conta. Cada opinião importa. Participar nas assembleias de freguesia não é apenas um direito, é um dever cívico e uma forma de fazer a diferença na comunidade onde vivemos. Quando participamos, ajudamos na decisão e quem decide, ajuda mudar a sua comunidade. 
Alterar esta tendência de distanciamento visível da população começa com a presença das pessoas nas assembleias. A presença da população – do tecido associativo e empresarial e comunidade em geral - é o primeiro passo para uma freguesia mais justa e participativa. Na próxima Assembleia de Freguesia, que será realizada em dezembro deste ano, como Presidente da Assembleia de Freguesia de Cesar, apresentaremos medidas para promover participação mais ativa da comunidade.
 Não subestime o seu voto, participe nas assembleias de freguesia. A sua participação pode mudar a sua rua, o seu lugar, pode ajudar a sua associação, o seu comércio e a sua indústria –  pode ajudar a melhorar a vida da vila de Cesar.

Carlos Costa Gomes, Presidente da Assembleia de Freguesia de  Cesar

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
400 mil euros vão ser investidos na requalificação do edifício
4/02/2026
Zé Malhoa e Zé Amaro encheram recinto
4/02/2026
‘Cravos' e 'Padeirinhas’ mantêm vivas as tradições
4/02/2026
‘As Padeirinhas de Ul’ apresentaram a sua equipa de ciclismo para esta época
4/02/2026
105 anos de vida, amor e resistência
4/02/2026
Banda de música animou população em dia de festa
4/02/2026
Tempestades não pouparam o concelho
4/02/2026
Bispo continuou périplo pelo concelho
4/02/2026