De Cucujães para o Jamor

Desporto Opinião

No ano de 1918 assiste-se em Portugal, mais concretamente na Póvoa de Varzim, à criação de um clube de futebol feminino, cuja presidência foi assumida por uma mulher. Viviam-se os tempos da 1ª República e este parecia ser um sinal de novos tempos, um sinal de afirmação da mulher na sociedade. Se com a 1ª República a mulher veria algumas das suas reivindicações consagradas legalmente, na realidade a mulher continuava a desempenhar um papel de submissão. Não admira, por isso, que acontecimentos como o da equipa feminina da Póvoa de Varzim, não passassem de episódios isolados.

A situação complica-se a partir de 1923 quando o Congresso Pedagógico de Praga recomenda que o futebol não seja jogado por mulheres, com o argumento de que se tratava de uma modalidade desportiva violenta, suscetível de aniquilar a delicadeza  feminina. A ideia comum de que “o futebol não é para mulheres” passa a ter consagração legal em vários países e a ser seguida pelas organizações dirigentes do futebol.
Apesar de todo o ambiente pouco favorável à prática do futebol por mulheres, o distrito de Aveiro é palco dos primeiros jogos de futebol feminino realizados em Portugal.

Em 1935, no dia 3 de Março (Domingo gordo) realiza-se no Campo do Montinho, na então Vila da Feira, um jogo de futebol feminino entre uma equipa desta localidade e uma equipa de Paços de Brandão. Dois dias depois, na Terça-Feira de Carnaval, a equipa feminina da Vila da Feira deslocou-se a Paços Brandão para novo encontro com as futebolistas brandoenses.

No ano de 1935, no concelho de Oliveira de Azeméis assistia-se a algo que provavelmente seria único em Portugal. Numa só freguesia, Cesar, existiam duas equipas de futebol feminino: uma no lugar da Gândara e outra no lugar de Mirões, as quais disputaram alguns jogos entre si.
 
Até o futebol feminino ser reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol, foi longo e árduo o caminho percorrido, sendo que só em 1986, dez anos depois do princípio da igualdade ser consagrado na Constituição da República Portuguesa, é organizada a primeira competição nacional de futebol feminino – a Taça Nacional de Futebol Feminino.

Mesmo depois de criada em 1986 a primeira competição nacional de futebol feminino, a segunda prova mais importante do futebol em Portugal, a Taça de Portugal, apelidada como a “festa do futebol”, continuou a ser uma festa só reservada para homens, na qual as mulheres não podiam ser protagonistas.
Só na época de 2003/04 é disputada a primeira edição da Taça de Portugal feminino. Mas o princípio da igualdade continuava por cumprir-se no futebol. Se a final da Taça de Portugal masculina se realizava tradicionalmente no emblemático Estádio do Jamor, ao futebol feminino era proibido usufruir de tal privilégio. 

Durante seis anos, aqueles que deram o melhor de si para o desenvolvimento do futebol feminino, travaram uma difícil luta com a FPF para que a final da Taça de Portugal de futebol feminino pudesse ser disputada no Estádio do Jamor.

Na época de 2008/09, a final da Taça de Portugal de futebol feminino, entre a Escola Futebol Clube de Molelinhos (Tondela) e o Boavista, disputa-se pela última vez fora do Estádio do Jamor. Essa final, com vitória do Escola por 4-3, no desempate através de grandes penalidades, realizou-se a 4 de Abril de 2009, no Parque de Jogos de Cucujães. Assim se fechava um ciclo e outro se abriria na época seguinte com a final da Taça de Portugal de futebol feminino a realizar-se pela primeira vez no Estádio do Jamor, com a presença do Presidente da República e do Secretário do Desporto.

De Cucujães para o Jamor, um importante passo na afirmação do futebol feminino em Portugal.
__________________
P.S. – No próximo dia 17-5-2025, Bárbara Lopes será a primeira cucujanense a pisar o relvado do Estádio do Jamor para disputar uma final da Taça de Portugal futebol feminino. A Bárbara alinhará pelo Torreense frente ao Benfica e contará com o apoio de muitos cucujanenses.
 Bárbara Lopes, de Cucujães até ao Jamor, uma carreira de sucesso.

 

Carlos Correia

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Programa Mercado à Moda Antiga - Domingo, 18 de maio
13/05/2025
Programa Mercado à Moda Antiga - Sábado, 17 de maio
13/05/2025
Jogos Tradicionais são o grande destaque da XXVI edição do Mercado à Moda Antiga
13/05/2025
Corridas Solidárias em prol do Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta
13/05/2025
Barómetro Económico do concelho de Oliveira de Azeméis
13/05/2025
Columbofilia
13/05/2025
Qual a importância de ter um oliveirense no parlamento?
13/05/2025
Bloco de Esquerda visitou a ESAN
13/05/2025