De Cucujães para o Jamor

Desporto Opinião

No ano de 1918 assiste-se em Portugal, mais concretamente na Póvoa de Varzim, à criação de um clube de futebol feminino, cuja presidência foi assumida por uma mulher. Viviam-se os tempos da 1ª República e este parecia ser um sinal de novos tempos, um sinal de afirmação da mulher na sociedade. Se com a 1ª República a mulher veria algumas das suas reivindicações consagradas legalmente, na realidade a mulher continuava a desempenhar um papel de submissão. Não admira, por isso, que acontecimentos como o da equipa feminina da Póvoa de Varzim, não passassem de episódios isolados.

A situação complica-se a partir de 1923 quando o Congresso Pedagógico de Praga recomenda que o futebol não seja jogado por mulheres, com o argumento de que se tratava de uma modalidade desportiva violenta, suscetível de aniquilar a delicadeza  feminina. A ideia comum de que “o futebol não é para mulheres” passa a ter consagração legal em vários países e a ser seguida pelas organizações dirigentes do futebol.
Apesar de todo o ambiente pouco favorável à prática do futebol por mulheres, o distrito de Aveiro é palco dos primeiros jogos de futebol feminino realizados em Portugal.

Em 1935, no dia 3 de Março (Domingo gordo) realiza-se no Campo do Montinho, na então Vila da Feira, um jogo de futebol feminino entre uma equipa desta localidade e uma equipa de Paços de Brandão. Dois dias depois, na Terça-Feira de Carnaval, a equipa feminina da Vila da Feira deslocou-se a Paços Brandão para novo encontro com as futebolistas brandoenses.

No ano de 1935, no concelho de Oliveira de Azeméis assistia-se a algo que provavelmente seria único em Portugal. Numa só freguesia, Cesar, existiam duas equipas de futebol feminino: uma no lugar da Gândara e outra no lugar de Mirões, as quais disputaram alguns jogos entre si.
 
Até o futebol feminino ser reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol, foi longo e árduo o caminho percorrido, sendo que só em 1986, dez anos depois do princípio da igualdade ser consagrado na Constituição da República Portuguesa, é organizada a primeira competição nacional de futebol feminino – a Taça Nacional de Futebol Feminino.

Mesmo depois de criada em 1986 a primeira competição nacional de futebol feminino, a segunda prova mais importante do futebol em Portugal, a Taça de Portugal, apelidada como a “festa do futebol”, continuou a ser uma festa só reservada para homens, na qual as mulheres não podiam ser protagonistas.
Só na época de 2003/04 é disputada a primeira edição da Taça de Portugal feminino. Mas o princípio da igualdade continuava por cumprir-se no futebol. Se a final da Taça de Portugal masculina se realizava tradicionalmente no emblemático Estádio do Jamor, ao futebol feminino era proibido usufruir de tal privilégio. 

Durante seis anos, aqueles que deram o melhor de si para o desenvolvimento do futebol feminino, travaram uma difícil luta com a FPF para que a final da Taça de Portugal de futebol feminino pudesse ser disputada no Estádio do Jamor.

Na época de 2008/09, a final da Taça de Portugal de futebol feminino, entre a Escola Futebol Clube de Molelinhos (Tondela) e o Boavista, disputa-se pela última vez fora do Estádio do Jamor. Essa final, com vitória do Escola por 4-3, no desempate através de grandes penalidades, realizou-se a 4 de Abril de 2009, no Parque de Jogos de Cucujães. Assim se fechava um ciclo e outro se abriria na época seguinte com a final da Taça de Portugal de futebol feminino a realizar-se pela primeira vez no Estádio do Jamor, com a presença do Presidente da República e do Secretário do Desporto.

De Cucujães para o Jamor, um importante passo na afirmação do futebol feminino em Portugal.
__________________
P.S. – No próximo dia 17-5-2025, Bárbara Lopes será a primeira cucujanense a pisar o relvado do Estádio do Jamor para disputar uma final da Taça de Portugal futebol feminino. A Bárbara alinhará pelo Torreense frente ao Benfica e contará com o apoio de muitos cucujanenses.
 Bárbara Lopes, de Cucujães até ao Jamor, uma carreira de sucesso.

 

Carlos Correia

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense está na Final Four da Taça de Portugal
18/01/2026
Cobertor elétrico começa a arder com casal de idosos na cama
17/01/2026
Silo de empresa destruído em incêndio
17/01/2026
Oliveirense somou um ponto em Faro
17/01/2026
Homem de 65 anos ferido em despiste de carro
16/01/2026
Homem cai desamparado após teto ceder
16/01/2026
Sexagenário atropelado em Cesar
16/01/2026
Sporting vence e agudiza crise na Oliveirense
16/01/2026