De Fátima a OAZ: ‘Corridas Solidárias’ finalizaram primeira prova

Pinheiro da Bemposta Concelho

O Padre José Manuel Lima, da Paróquia de Oliveira de Azeméis, que se encontrava em Roma a participar no Jubileu 2025, fez a bênção das corridas através de uma videoconferência, antes de os atletas partirem de Fátima

Próxima prova agendada para 30 e 31 de agosto

Os atletas começaram a corrida, em Fátima, no passado dia 31 de maio, pelas 11h45. No domingo, 01 de junho, terminaram a prova no Centro Social Paroquial de Pinheiro da Bemposta, por volta das 16h45.

Os atletas tiveram pela frente um percurso de cerca de 150 quilómetros, desde Fátima até ao Centro Social Paroquial de Pinheiro da Bemposta, em Oliveira de Azeméis. Ao Correio de Azeméis, Ricardo Bastos, dinamizador das ‘Corridas Solidárias’ e que correu cerca de 70 quilómetros, confessou que a maior dificuldade foram as temperaturas elevadas.

“A última associação que apoiámos, a Comossela, juntou-se a nós nos últimos quilómetros, fazendo uma espécie de passagem de testemunho. Foi um gesto muito bonito e a chegada foi brutal, nunca consigo conter [a emoção]”, confessa Ricardo Bastos. Para Armindo Nunes, do Centro Social Paroquial de Pinheiro da Bemposta, instituição apoiada este ano, o valor deste projeto transcende a vertente material. “É um gesto que contraria a perceção que as pessoas têm de que o mundo está cada vez menos sensível aos problemas das pessoas”, afirmou, em entrevista ao Correio de Azeméis.

A fórmula solidária das corridas é bastante simples: cada participante compromete-se a entregar à instituição um valor relativo ao número de quilómetros percorridos.

 

“Recebemo-los com emoção e no local mais próprio para a chegada de uma viagem destas: a nossa igreja, onde fizemos uma reflexão e oração. Esta emoção foi transmitida também naquelas palavras que na igreja destinámos a todas as pessoas que participaram”

- Armindo Nunes, Centro Social Paroquial de Pinheiro da Bemposta

 

“[A chegada] foi um momento em que as pessoas sentiram que cumpriram um objetivo em favor de uma causa. As Corridas Solidárias são um projeto inovador e que nos orgulha no concelho. Enquanto presidente da União de Freguesias também sinto orgulho por esse projeto pensar numa das nossas instituições”

- Susana Mortágua, presidente da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz

 

“É sempre gratificante haver gente com coração e que ainda pense em quem mais precisa. Só temos de dizer o nosso obrigado ao grupo e a todos aqueles que diretamente e indiretamente participaram”

- Simão Avelino, Paróquia de Pinheiro da Bemposta

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
“Fazemos as festas de La Salette por gosto.”
29/07/2025
Uma máquina do tempo chamada “Banquete del Rey”
28/07/2025
SereniTea já abriu as portas no centro da cidade
28/07/2025
Padeirinhas Sobre Rodas coroada campeã do Bike Challenge
28/07/2025
Campo da Quinta do Barão recebe sunset party no sábado
28/07/2025
Grupo Juvenil é campeão distrital de veteranas
28/07/2025
“Ao ritmo das emoções”
28/07/2025
Padeirinhas Sobre Rodas coroada campeã do Bike Challenge
28/07/2025