Decisão sobre encerramento de JI de Nogueira do Cravo adiada

Nogueira do Cravo Destaques

População é contra o encerramento do JI, em detrimento de uma creche da Santa Casa da Misericórdia

Decorreu ontem, na Casa das Associações, em Nogueira do Cravo, a Assembleia de Freguesia de Nogueira do Cravo.

Numa assembleia marcada pela forte presença dos nogueirenses, o principal ponto debatido foi o encerramento do JI de Nogueira do Cravo, propriedade da junta de freguesia, que iria passar a ser uma creche da Santa Casa da Misericórdia.

Os pais das crianças do jardim de infância referido mostraram o seu desagrado, pois não pretendem o encerramento de um espaço que, apesar das condições em que se encontra, faz parte da história de Nogueira do Cravo, apelando à requalificação do mesmo, estando disponíveis para colaborar nessa mesma requalificação.

Atualmente, o JI de Nogueira do Cravo encontra-se em considerável estado de degradação, sendo vários os relatos de pais sobre as condições que os seus filhos estão diariamente, com chuva a cair dentro do edifício, os tetos do jardim de infância com bolor e o espaço exterior danificado.

Gaspar Almeida, presidente da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, explicou que, recentemente, a Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira apresentou a proposta de requalificar o JI de Nogueira do Cravo, transformando numa creche, isto após ter visto ser recusada a proposta por parte da Comissão Fabriqueira, que também estava em negociações para a cedência de um espaço.

O presidente prosseguiu explicando que o contrato com a Santa Casa da Misericórdia, seria um contrato de arrendamento durante 20 anos, com um valor de renda de 50€ por mês nos primeiros 36 meses, passando depois a um valor mensal de 500€. Além disso, todas as obras necessárias para a requalificação e consequente transformação para creche seriam do encargo da Santa Casa. Gaspar Almeida finalizou dizendo que com esta oportunidade, Nogueira do Cravo poderia ficar “com o edificio requalificado sem encargos da autarquia” e com uma “resposta social relevante para todos”.

Com este contrato, para o próximo ano letivo, a ideia seria que os alunos da JI de Nogueira do Cravo fossem transferidos para a JI da Feira, que está atualmente em obras de requalificação, ficando o JI de Nogueira do Cravo uma creche, algo que atualmente a freguesia não dispõe.

Com uma forte revolta por parte dos pais por toda esta situação, a decisão final vai ser deliberada nos próximos dias em nova assembleia. Este adiamento deveu-se ao facto de a mesa de assembleia não ter conhecimento de todos os factos sobre estas negociações.

Partilhar nas redes sociais

Comentários

Alexandre Vaz 07-03-2024 ás 23:05h

Penso que o JI não deve fechar os pais devem manifestar a sua vontade de manter o espaço aberto. É um bom espaço que tem de ser tratado. A oferta da Santa Casa é, na minha opinião, ridícula abanam com obras e depois fazem-se salvadores.

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Começou hoje a VII Conferência Internacional de Investigação em Saúde
3/04/2025
“É um privilégio médicos de hospitais centrais reconhecerem-nos como um bom centro de formação na área da geriatria”
3/04/2025
Centro de Negócios inaugura a 9 de maio a primeira incubadora europeia de inovação e bem-estar laboral
3/04/2025
Comissão Política do Partido Socialista oliveirense justifica recusa de integração nas listas às legislativas
3/04/2025
Trabalhar Para Mudar (BE)
3/04/2025
Não privilegiar privilegiados (CDU)
3/04/2025
Politicamente (in)correto  (CHEGA)
3/04/2025
Pensar o futuro (CDS)
3/04/2025