18 Dec 2024
Executivo municipal irá levar a reunião de câmara, que acontece amanhã em Pinheiro da Bemposta, ponto para discutir a apresentação de moção para reverter a situação.
Tal como o Correio de Azeméis deu conta esta segunda-feira, o processo de desagregação de Nogueira do Cravo e Pindelo poderia estar em risco.
Foi esta terça-feira que a comissão parlamentar de poder local e coesão territorial analisou e aprovou o relatório apresentado pelo grupo de trabalho das freguesias e tomou a decisão de dar parecer negativo ao projeto apresentado pela União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo.
O motivo terá sido por "incumprimento da regra de equilíbrio orçamental, prevista nos números 1 a 3 do artigo 40.2 da Leis das Finanças Locais (desvio significativo)", de acordo com o relatório, tendo sido validada em Assembleia de Freguesia de Nogueira do Cravo e Pindelo, pelo presidente da União de Freguesias, Gaspar Almeida, ao referir que "tem haver com a dívida. É a dívida que nos está a impedir que este processo avance"
Em Assembleia de Freguesia, que decorreu esta quarta-feira na Casa das Associações em Nogueira do Cravo, Gaspar Almeida afirmou ainda que "até ao momento a junta de freguesia nao recebeu notificação oficial" sobre este parecer negativo.
Ainda durante a Assembleia de Freguesia foi dada a informação por parte do executivo da união de freguesias, de que o executivo municipal iria levar a reunião de câmara, que decorre amanhã, quinta-feira, um ponto para discutir a apresentação de uma moção de forma a tentar reverter o parecer.
O presidente da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, Gaspar Almeida, garantiu ainda que o executivo "mantem a mesma determinação para garantir a vontade da população".