31 Jan 2023
Ana de Jesus *
Estou plenamente convencida que uma vila ou cidade só se afirma verdadeiramente como célula única e irrepetível quando para além de infra estruturas, comércio, serviços, indústria, tem uma comunidade que com a sua autenticidade não se demite de participar na definição do seu território, do seu futuro coletivo.
É afirmado por muitos que Oliveira de Azeméis, tem défice de participação cívica não obstante serem muitos os envolvidos no associativismo e muitos os empresários criadores de riqueza. Não obstante estes, muitos são os cidadãos alienados da participação na discussão da causa pública.
Tenta-se encontrar uma explicação para tal, e há quem avance com o facto de termos tido 40 anos de poder autárquico de um só partido. Se dermos razão a estes então tal obstáculo já foi ultrapassado.
Vem isto a propósito da reação dos advogados oliveirenses a uma resposta dada pela Sra Ministra onde equacionava a possibilidade de deslocalizar os juízos de execuções e trabalho para concelhos limítrofes. Como a história do nosso Tribunal está marcada por sucessivas machadadas traduzidas em perdas sucessivas de competências, estranho seria que os advogados não tivessem uma voz ativa na defesa do nosso Tribunal.
Uma ação que não teve na sua base qualquer propósito politico/partidário, mas tão só defender os interesses da comunidade oliveirense. Por outras palavras um ato de cidadania. Trágico seria esta classe nada fazer para retirar da discussão qualquer pensamento do ministério sobre a possibilidade de deslocação ( porque tal possibilidade está presente em vários agentes da justiça) e tudo fazer para impedir que os oliveirenses ficassem mais longe da justiça.
Numa sociedade democrática, o que se espera das classes profissionais e dos cidadãos em geral é que tenham um papel ativo em tudo o que diz respeito aos interesses da comunidade. Quando assim é, é a democracia a funcionar. Para os que não acreditam que a democracia será tanto mais forte quanto maior for o grau dessa participação, desculpem, qualquer coisinha…
* Advogada