“Desporto é para a Vida…”

O Comentário à Notícia

Ana Correia*

Desde a infância a prática desportiva esteve sempre presente na minha vida, e espero que continue a estar, não como mais uma tarefa a incluir na azáfama diária, mas sim como um estilo de vida, ao qual não abdico. 
Todos os cidadãos, mesmo que em senso comum, terão uma noção geral dos benefícios preventivos e curativos do exercício físico.

Mas vamos mais além destes benefícios. Ao nível da saúde mental quando fazemos exercício, de forma regular, libertamos um conjunto de hormonas que ajudam a regular o sono, a digestão, a pressão sanguínea, para além da sensação de bem-estar, do relaxamento e de tantas outras sensações positivas, que só quem experiencia sabe do que falo! 
Diz-nos a História que o Ser Humano sempre procurou fazer parte de uma grupo, de uma tribo, não nasceu para estar só. Nós necessitamos de pertencer a uma comunidade, e se essa comunidade for mais desportiva, melhor!
Estarmos associados a um grupo desportivo, pode ajudar à nossa motivação. Não falo necessariamente num desporto coletivo. Há grupos informais em ginásios, boxes, noutros equipamentos e até ao ar livre. Cada um, ajustando à sua disponibilidade diária, poderá encontrar um ponto de equilíbrio entre identificação com a atividade física, tempo, custo e benefício e, de forma tão espontânea como comer, fica integrado/a. 
Considero que a este nível Oliveira de Azeméis tem feito um grande progresso nos últimos anos, há cada vez mais uma oferta e diversidade de modalidades desportivas. Esse progresso, deve-se muito à dinâmica da comunidade, dos próprios pais, estarem cada vez mais preocupados em incutir a prática de exercício desde a infância, mas também de cada vez mais existir pessoas que acreditam que o desporto é para a vida e não tem idade!
Não podemos esquecer que as crianças orientam a sua conduta e educação, muito pelo exemplo, por isso, para termos crianças motivadas para a prática de exercício, devemos ter famílias, desde o pai, mãe, irmão, avós, tios, que lhes sirvam de exemplo.
É preponderante a Câmara Municipal estar próxima destas entidades e continuar a apoiar as suas iniciativas, desenvolvendo outras (ex.: Trail da Aldeia d´Ul no passado dia 12/03), fazendo uso à sigla de “Azeméis é Desporto”. É por isso, necessário continuar a trabalhar para motivar a prática desportiva na comunidade oliveirense. 
Estando este estilo de vida enraizado na comunidade, acredito que teremos uma população com menos problemas de saúde, onde o processo de envelhecimento será mais ativo e talvez, faremos uma caminhada até à “quarta idade” com mais e melhor qualidade de vida. 
* Mestre em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Gestora da Qualidade, Atleta do Núcleo de Atletismo de Cucujães

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024