“Desporto é para a Vida…”

O Comentário à Notícia

Ana Correia*

Desde a infância a prática desportiva esteve sempre presente na minha vida, e espero que continue a estar, não como mais uma tarefa a incluir na azáfama diária, mas sim como um estilo de vida, ao qual não abdico. 
Todos os cidadãos, mesmo que em senso comum, terão uma noção geral dos benefícios preventivos e curativos do exercício físico.

Mas vamos mais além destes benefícios. Ao nível da saúde mental quando fazemos exercício, de forma regular, libertamos um conjunto de hormonas que ajudam a regular o sono, a digestão, a pressão sanguínea, para além da sensação de bem-estar, do relaxamento e de tantas outras sensações positivas, que só quem experiencia sabe do que falo! 
Diz-nos a História que o Ser Humano sempre procurou fazer parte de uma grupo, de uma tribo, não nasceu para estar só. Nós necessitamos de pertencer a uma comunidade, e se essa comunidade for mais desportiva, melhor!
Estarmos associados a um grupo desportivo, pode ajudar à nossa motivação. Não falo necessariamente num desporto coletivo. Há grupos informais em ginásios, boxes, noutros equipamentos e até ao ar livre. Cada um, ajustando à sua disponibilidade diária, poderá encontrar um ponto de equilíbrio entre identificação com a atividade física, tempo, custo e benefício e, de forma tão espontânea como comer, fica integrado/a. 
Considero que a este nível Oliveira de Azeméis tem feito um grande progresso nos últimos anos, há cada vez mais uma oferta e diversidade de modalidades desportivas. Esse progresso, deve-se muito à dinâmica da comunidade, dos próprios pais, estarem cada vez mais preocupados em incutir a prática de exercício desde a infância, mas também de cada vez mais existir pessoas que acreditam que o desporto é para a vida e não tem idade!
Não podemos esquecer que as crianças orientam a sua conduta e educação, muito pelo exemplo, por isso, para termos crianças motivadas para a prática de exercício, devemos ter famílias, desde o pai, mãe, irmão, avós, tios, que lhes sirvam de exemplo.
É preponderante a Câmara Municipal estar próxima destas entidades e continuar a apoiar as suas iniciativas, desenvolvendo outras (ex.: Trail da Aldeia d´Ul no passado dia 12/03), fazendo uso à sigla de “Azeméis é Desporto”. É por isso, necessário continuar a trabalhar para motivar a prática desportiva na comunidade oliveirense. 
Estando este estilo de vida enraizado na comunidade, acredito que teremos uma população com menos problemas de saúde, onde o processo de envelhecimento será mais ativo e talvez, faremos uma caminhada até à “quarta idade” com mais e melhor qualidade de vida. 
* Mestre em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Gestora da Qualidade, Atleta do Núcleo de Atletismo de Cucujães

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Programa Mercado à Moda Antiga - Domingo, 18 de maio
13/05/2025
Programa Mercado à Moda Antiga - Sábado, 17 de maio
13/05/2025
Jogos Tradicionais são o grande destaque da XXVI edição do Mercado à Moda Antiga
13/05/2025
Corridas Solidárias em prol do Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta
13/05/2025
Barómetro Económico do concelho de Oliveira de Azeméis
13/05/2025
Columbofilia
13/05/2025
Qual a importância de ter um oliveirense no parlamento?
13/05/2025
Bloco de Esquerda visitou a ESAN
13/05/2025