30 Jan 2026
Destaques Futebol Desporto Futsal
O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hélder Simões, acompanhou os dez clubes do concelho que receberam a Placa de Certificação de Entidades Formadoras
Oliveira de Azeméis é o segundo concelho do Distrito com mais entidades formadoras reconhecidas
Dez clubes de futebol e futsal do concelho de Oliveira de Azeméis foram distinguidos, no passado dia 16 de janeiro, com Placas de Certificação de Entidades Formadoras, numa iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Associação de Futebol de Aveiro. A cerimónia, que decorreu no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, distinguiu o trabalho e o compromisso de 99 clubes do distrito com a formação de atletas no que diz respeito à época 2024/2025.
De acordo com uma publicação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis no seu site, o nosso concelho é “o segundo do Distrito de Aveiro com mais entidades formadoras reconhecidas, um dado que reflete a consistência do trabalho realizado e a importância do movimento associativo desportivo no território”. Na mesma nota, a autarquia elogia o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos clubes desportivos. “Esta distinção reconhece o trabalho que, ao longo dos anos, tem vindo a ser desenvolvido pelos clubes do concelho na área da formação, um trabalho feito de forma persistente, muitas vezes discreta, mas com impacto real na vida de crianças e jovens. Mais do que resultados desportivos, está em causa a transmissão de valores, o sentido de pertença e o compromisso com a comunidade”.
Em relação à época passada, no que ao futebol diz respeito, o Real Clube Nogueirense e o SC Bustelo mantêm as 2 Estrelas, o Atlético Clube Cucujães e o Futebol Clube Cesarense repetem as 3 Estrelas e a União Desportiva Oliveirense continua a ser o clube do concelho com a mais elevada certificação de Entidade Formadora de 4 Estrelas. Ainda no campo do futebol, o Grupo Desportivo S. Roque subiu de 1 para 2 Estrelas e o Carregosense foi o clube que teve o maior crescimento, passando de uma certificação de 1 para 3 Estrelas. Também comparativamente ao ano passado, há a registar a ausência, nos emblemas agora certificados, do CD Loureiro, que foi certificado com 3 Estrelas e, desta vez, não terá dado atempadamente entrada do processo.
Já no futsal, a PARC Pindelo e o Futsal Clube de Azeméis mantêm a certificação de Entidade Formadora de 2 e 3 Estrelas, respetivamente, enquanto o Grupo Cultural Recreativo Ossela passou de 1 para 2 Estrelas.