10 Feb 2025
Opinião Saudável(mente) com a Dr.ª Fanny Martins
> Três motivos para que o faça.
Na correria do dia a dia, e na era das mensagens instantâneas e corações digitais em forma de emojis, a mais simples e poderosa declaração de amor pode perder-se. Hoje quero partilhar convosco a certeza, que dizer esta palavra no meio das multi-tarefas, por rotina ou hábito, ou até escrevê-lo como forma de despedida no whatsapp, em formato áudio no Instagram, ou até mesmo sussurá-lo ao deitar, com as luzes apagadas enquanto se faz a conchinha, é realmente muito diferente de pronunciá-la olhos nos olhos, com plena presença.
Quando olhamos nos olhos de alguém e dizemos “amo-te”, algo acontece para além das palavras. O olhar fixa-se, a respiração automaticamente abranda e, por uns instantes, o mundo à volta deixa de existir. O cérebro, por sua vez, responde com um autêntico espetáculo bioquímico. Uma das protagonistas deste espetáculo é a ocitocina, conhecida como a “hormona do amor”. Produzida pelo hipotálamo e libertada pela hipófise, esta substância fortalece laços afetivos, e promove muito a confiança e boa disposição.
Além da ocitocina, este contacto visual profundo, ativa a dopamina, associada ao prazer e à motivação, e à redução dos níveis de cortisol, que é a hormona do stress.
Mas porque é que para alguns isto é tão difícil?
Porque olhar nos olhos enquanto se diz “amo-te” torna-nos vulneráveis. Vamos ser vistos e sentidos na nossa verdade, sem máscaras, ou sem distrações, e isso, é sem dúvida expormo-nos.
E por isso, escolhi, neste mês do amor, partilhar três motivos pelo quais deve realmente conseguir expressar mais vezes o seu amor por intermédio de um olhar mais em profundidade:
Aprofunda a ligação emocional
O contacto visual enquanto expressamos sentimentos genuínos reforça a intimidade e fortalece a ligação entre os parceiros. Este pequeno gesto comunica presença, envolvimento e verdade.
Aumenta a segurança e a confiança na relação
Quando alguém nos olha nos olhos e diz “amo-te”, sentimos a força e a sinceridade dessas palavras. Isso ajuda a construir um vínculo mais seguro, reduzindo inseguranças e fortalecendo a cumplicidade.
Melhora a saúde emocional e reduz o stress
O ato de olhar nos olhos enquanto se declara amor estimula a produção de ocitocina e reduz o cortisol, proporcionando uma sensação de bem-estar e tranquilidade. A relação torna-se um espaço de refúgio e equilíbrio emocional.
Na era dos atalhos emocionais e da comunicação acelerada, resgatar o poder do olhar é por si só um ato de amor. Olhar em profundidade durante um “Amo-te” faz a diferença entre o Amor e o Tal Amor e muda a noção de temporalidade.
Muito amor, neste mês em que se celebra o amor enamorado, e em todos os meses onde se pode celebrar o amor em profundidade.
Fanny Martins, Terapeuta