16 Mar 2024
Detidas têm entre 28 e 61 anos
Os 14 idosos, com idades compreendidas entre os 72 e os 92 anos, foram realojados em diversas estruturas de acolhimento após o encerramento lar que funcionava de forma ilegal.
Duas mulheres, com idades entre os 28 e os 61 anos, foram detidas, no passado dia 13 deste mês, pela prática do crime de maus-tratos a idosos, no concelho de Oliveira de Azeméis.
A detenção decorreu no âmbito de uma investigação por maus tratos a idosos, que decorria desde janeiro de 2023. De acordo com o comunicado da GNR foi possível apurar que as suspeitas eram funcionárias numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) "a funcionar em situação ilegal, e que exerciam sobre as vítimas, violência física, verbal, emocional e psicológica, de forma reiterada".
Na sequência da investigação, os militares da Guarda deram cumprimento a 18 mandados de busca, três domiciliários e quinze em veículos, e ainda a dois mandados de detenção. Foram ainda constituídos cinco arguidos, três homens e duas mulheres, igualmente ligados à atividade de cuidador de pessoas idosas, com idades compreendidas entre os 28 e os 70 anos.
Os 14 idosos, com idades compreendidas entre os 72 e os 92 anos, da residencial, foram realojados em diversas estruturas de acolhimento.
De acordo com o comunicado da GNR, esta ação foi acompanhada por Magistrados Judiciais e do Ministério Público, tendo ainda contado com o apoio médico do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e dos elementos do Instituto da Segurança Social. "Com esta ação, pretende-se restituir as condições necessárias a vários idosos, assim como devolver um sentimento de segurança à comunidade local", refere ainda o comunicado.