Em
Correio de Azeméis

16 Sep 2025

"É agora, é com todos!"

PSD-CDS/PP Autárquicas 2025

As diversas candidaturas da AD (PSD/CDS) querem " devolver ambição e esperança a Oliveira de Azeméis"

> Candidaturas AD (PSD/CDS) prometem "proximidade, seriedade e vontade de servir"

A Aliança Democrática (PSD/CDS) apresentou já em todas as freguesias do concelho as suas listas às próximas eleições autárquicas, confirmando "um projeto sólido, enraizado e próximo das pessoas".

Desde a o lançamento da candidatura a 17 de julho, no Hotel Dighton, até às mais recentes apresentações nas diferentes localidades, “ficou clara a força de uma candidatura que envolve homens e mulheres de todas as idades, profissões e percursos, unidos pelo mesmo propósito: devolver ambição e esperança a Oliveira de Azeméis”.
Pedro Marques, candidato à Câmara Municipal, assumiu desde o primeiro momento o compromisso de “liderar uma mudança responsável, próxima e determinada”, definindo prioridades claras como a redução do preço da água - “hoje um dos mais elevados do país”, - a  aposta na coesão territorial e a valorização das freguesias. 
Ao seu lado, Helga Correia, candidata à presidência da Assembleia Municipal, vem reforçando a importância deste órgão fiscalizador e sublinhou que “é agora o momento de aproximar a Assembleia dos cidadãos, dando voz às freguesias, às associações, às empresas e às famílias”.
Nas freguesias, cada candidato apresentou o seu projeto com identidade própria, mas todos com pontos comuns: “proximidade, seriedade e vontade de servir”. Em Carregosa, Jorge Melo destacou a construção de um pavilhão multiusos e a criação de um lar sénior. Em São Martinho da Gândara, José Terra sublinhou “o combate ao esquecimento da freguesia” e a criação de condições para fixar população e empresas. Em Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, João Carlos Mendes propôs uma estratégia assente na educação, cultura, espaço público e revitalização industrial.
Em Ossela, Francisca Ferreira apresentou prioridades como o novo acesso à zona industrial e a criação de um centro cívico. Em Pindelo, Rui Monteiro destacou medidas de apoio às famílias, aos jovens e às associações, com proximidade e solidariedade. Em Loureiro, José Queirós valorizou a obra feita e apontou novas metas como a cobertura total de água e saneamento, a melhoria das escolas e a ligação direta à área empresarial.
Na União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, António João Santos afirmou-se como “homem da terra”, defendendo percursos pedonais, limpeza urbana, dinamização cultural e atendimento próximo. Em Fajões, Jorge Paiva comprometeu-se a recolocar a freguesia no mapa “com obra, seriedade e experiência” . Em São Roque, Regina Frias, candidata independente, apresentou “um projeto de gestão transparente e justa”, centrado nas famílias e nas associações.
Também em Cucujães, Elisabete Barnabé afirmou-se como “o rosto certo” para devolver dinamismo e proximidade, apontando prioridades como transportes, saúde e apoio ao associativismo. Em Nogueira do Cravo, Manuel Rebelo defendeu um projeto assente no associativismo, na criação de uma praia fluvial e na recuperação de património. Já em Macieira de Sarnes, Carla Freitas destacou o apoio à habitação jovem, a dinamização do comércio e a criação de respostas sociais para idosos e famílias.
“Todas estas apresentações demonstraram que a Aliança Democrática apresenta equipas fortes, competentes e profundamente ligadas à sua terra. São projetos que partem da proximidade, que conhecem os problemas e têm soluções concretas para os resolver”.
É esta união de vontades que faz da AD a alternativa responsável de que Oliveira de Azeméis precisa. Com coragem, seriedade e espírito de serviço, estamos prontos para devolver futuro ao concelho.
É agora. É com todos!

 

> AD exige mais apoio ao movimento associativo desportivo
Desporto "tem de ser prioridade"
A Aliança Democrática (AD-PSD/CDS) divulgou uma tomada de posição em que sublinha a importância do desporto no concelho e critica a atuação do atual executivo nesta área.
A estrutura começa por enfatizar que, a cada início de época “renova-se a energia e a dedicação de centenas de atletas, treinadores, dirigentes e famílias”. E sublinha que o desporto “é muito mais do que competição: é formação, disciplina, espírito de equipa e um fator essencial de saúde e bem-estar para a comunidade”.
No documento, a AD reconhece “o papel determinante que os clubes desportivos têm na vida do município”. São, acrescenta, os clubes que “criam oportunidades para crianças, jovens e adultos praticarem atividade física, promovendo estilos de vida mais saudáveis e uma sociedade mais coesa e participativa”.
A candidatura refere que esta realidade contrasta com o modo como o movimento associativo é tratado pelo executivo. “O movimento associativo não merece andar de mão estendida, esperando esmolas do executivo ou ouvindo palavras sem sentido do vereador responsável pela área”, refere o comunicado, acrescentando: “Como diz o povo, ‘com palavras e bolos se enganam os tolos’. É altura de dizer basta!”
A AD defende que o apoio ao associativismo desportivo tem de ser uma prioridade municipal, “sem discriminações de género ou políticas”. E conclui: “O investimento no desporto não pode ser visto como despesa, mas como  um investimento no futuro e no orgulho de todos os oliveirenses.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Festa da Amizade 2025 - Acrefa Loureiro
25/09/2025
Semana Europeia do Desporto
25/09/2025
126º aniversário da Banda de Música de Loureiro
25/09/2025
44ª do Prémio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro
25/09/2025
Aniversário evocou feitos de coragem
25/09/2025
O Sunset mais cultural do país promovido pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
25/09/2025
Transferência dos serviços para o novo Fórum Municipal inicia-se nove meses após a inauguração
25/09/2025
Atrasos nas obras e o papel da junta animaram debate
25/09/2025