30 Sep 2025
Hugo Soares prometeu estar na tomada de pose de Pedro Marques como presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
> Pedro Marques apresentou candidatura da "AD" com a presença de Hugo Soares, Secretário-Geral do PSD
Foi perante uma plateia com cerca de 500 oliveirenses, que Pedro Marques apresentou a sua candidatura à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. No seu discurso, o cabeça de lista na corrida para a Câmara, apresentou as suas propostas para um futuro que visa melhorar o município de Oliveira de Azeméis.
No Auditório Caracas, do TeMA, Pedro Marques e Helga Correia, candidatos à presidência da Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, pela AD (PSD/CDS), respetivamente, apresentaram oficialmente a sua equipa. Na sessão estiveram presentes figuras de destaque do PSD e do CDS, inclusive o Secretário-Geral do PSD, Hugo Soares, e a Eurodeputada, Ana Pedro, em representação da direção nacional do CDS. A representar o tecido industrial oliveirense, estiveram presentes os Comendadores António da Silva Rodrigues e Casimiro de Almeida
No seu discurso, Pedro Marques afirmou “não vamos falar do passado, hoje vamos falar do futuro. Hoje vamos falar de um futuro mais justo, mais moderno e mais vibrante para Oliveira de Azeméis. O futuro que todos desejamos começa com novas ideias, com coragem para inovar e com uma equipa de excelência que eu tenho aqui, e vocês acabaram de conhecer.”
Promessas para o futuro
O candidato da AD centrou-se na transformação necessária para Oliveira de Azeméis. Quer promover o crescimento económico, coesão territorial e qualidade de vida para todos. Afirma que cada cidadão tem o seu valor, e que devem ser ouvidos.
Entre as suas prioridades destacaram-se questões como emprego qualificado e oportunidades para jovens; habitação acessível e digna; educação moderna e de qualidade; saúde de proximidade e cuidadores para todas as freguesias; mobilidade eficiente e transportes sustentáveis; espaços verdes, lazer e cultura; apoio ao comércio local, associações e coletividades e desenvolvimento cultural e valorização do património local;
Pedro Marques acredita que se deve descentralizar as decisões para as freguesias, dando-lhes um voto de confiança: “Nós precisamos mesmo de descentralizar o poder em liberdade. Nós precisamos de confiar nos presidentes de junta, nas freguesias e nas pessoas que vivem nessas freguesias”. Relativamente ao plano estratégico de empreendedorismo, o candidato da AD quer criar um gabinete técnico de apoio à iniciativa privada que licencie na velocidade do privado, que acompanhe essa necessidade do licenciamento industrial; para complementar, afirma que tem que haver uma via verde para o licenciamento industrial, dando condições ao empresário para abrir a sua empresa, sem atrasos. A água também é um assunto muito batido. Tendo a segunda fatura mais cara do país, e Pedro Marques garante que com ele, isso irá acabar.
Equipa experiente e diversificada e o fim da estagnação
Pedro Marques conta com uma equipa experiente, e garante que tem um projeto concreto, baseado na experiência, na competência e na visão. “Uma equipa que já aprendeu, que sabe ouvir, que sabe decidir e que sabe cumprir. Uma equipa que coloca a sua terra acima de tudo, que valoriza a freguesia e que coloca em todos os seus atos prioritários na ação conjunta do nosso concelho”.
No seu discurso, defendeu que Oliveira de Azeméis merece ser uma terra de oportunidades, onde os jovens vejam o futuro, uma terra moderna, dinâmica e inovadora, concluindo que “o tempo da estagnação acabou. O tempo das promessas adiadas terminam e a ditadura vai morrer em Oliveira de Azeméis.”
Afirmou ser um tempo de verdadeira mudança, de progresso e de futuro, garantindo que faz o que promete: “Sabem que nunca menti aos pliveirenses. Sabem que acolho, ouço e executo. Mas a minha equipa tem provas dadas na sociedade civil.”
Helga Correia, candidata à Assembleia Municipal, sublinha que na sua equipa “estão efetivamente os mais competentes, os mais bem preparados e os mais experientes.” Uma equipa de 42 elementos, com uma idade média de 43 anos, das mais diversas áreas profissionais, e é composta por 43% de mulheres. “Temos nas nossas listas mais de 330 candidatos, 146 são mulheres”, informou.
Eurodeputada Ana Pedro, representante do CDS e Hugo Soares, Secretário-Geral do PSD
Ana Pedro, eurodeputada e representante do CDS, regressou a casa e confessou sentir-se frustrada com o que encontrou, um concelho parado e pouco desenvolvido, “Oliveira de Azeméis podia ser um polo industrial de referência, uma terra que atrai jovens talentos e investimento, mas adormeceu. Exatamente isso queremos mudar.”
Já o Secretário-Geral do PSD, Hugo Soares, sublinhou a importância da equipa da AD, e reforçou a confiança nos candidatos: “Pedro Marques será mesmo o próximo presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Helga Correia vai liderar uma grande Assembleia Municipal. Esta é uma equipa que une experiência, competência e proximidade com os cidadãos.”
Uma mensagem de apelo ao voto
A apresentação das candidaturas da AD marcou o início oficial de uma campanha centrada na competência, proximidade e visão estratégica para o futuro de Oliveira de Azeméis.
“Estamos unidos para vencer. É agora, e é com todos!”, concluiu Pedro Marques, encerrando uma sessão histórica no TeMA, que promete ser o ponto de partida para uma nova fase na política local.
Hugo Soares e Ana Pedro acreditam na vitória de Pedro Marques e Helga Correia
Com a inclusão sempre em mente, a apresentação do candidato teve uma intérprete de linguagem gestual durante o evento