4 May 2024
Manuel Soares repara e restaura máquinas de costura antigas, contando com uma coleção de mais de 200 máquinas.
Foi inaugurada esta tarde a exposição 'Máquinas de Costura Centenárias', na Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis da autoria de Manuel Soares.
Natural de Castelões, Vale de Cambra, Manuel Soares reside atualmente em Oliveira de Azeméis e desde pequeno que o gosto pelas máquinas de costura está presente.
Desde 1973 que Manuel se dedica a reparar e restaurar as máquinas, “desde o próprio pé da máquina à base principal”, referiu o oliveirense em declarações à Azeméis TV/FM.
Manuel Soares explicou que demora cerca de três meses para restaurar cada uma das máquinas, tendo de momento, um total de cerca de 200. No entanto, apenas 80 estão expostas na Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis.
O autor referiu à Azeméis TV/FM, que “é preciso ter um gosto especial, um carinho pelas máquinas, saber falar com elas”.
Samuel Oliveira, presidente da Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis explicou à Azeméis TV/FM que divulgar estes trabalhos é “uma função da Casa-Museu e que nós exercemos com muito gosto”. O presidente prosseguiu referindo que “Manuel Soares, que tem um espólio tremendo de máquinas antigas de costura, e que brindou aqui os oliveirenses com cerca de 80 máquinas, de diversas marcas, nacionais e estrangeiras. É um privilégio para os oliveirenses”, descrevendo Manuel Soares como um “apaixonado pelas máquinas”.
A exposição estará disponível até dia 24 de maio.
José Ferreira 03-06-2024 ás 12:47h
Quero falar com o Sr. Manuel Soares. Tenho 3 máquinas antigas que herdei de familiares. Gostaria de lhas oferecer. Pois estão se a estragar. Obrigado.