“É um dos municípios mais dinâmicos do país”

Destaques Concelho

Visita da lista da Aliança Democrática por Aveiro iniciou a sua pré-campanha em Oliveira de Azeméis

Alguns dos candidatos pela Aliança Democrática (AD) do círculo eleitoral por Aveiro iniciaram a sua pré-campanha esta quarta-feira, e o primeiro concelho escolhido foi Oliveira de Azeméis. Emídio Sousa, cabeça de lista da AD por Aveiro, visitou ao longo do dia o Mercado Municipal de Oliveira de Azeméis, o Posto da GNR de Cesar, o troço do IC2 que passa no concelho, o Tribunal do Trabalho/Palácio da Justiça de Oliveira de Azeméis, a Estrada Nacional 224 (acesso à área empresarial de Ul/Loureiro) e a empresa Moldit.

Em declarações à comunicação social Emídio Sousa começou por justificar a escolha do município de Oliveira de Azeméis e dar início à sua pré-campanha a partir daqui. “É um dos maiores municípios do distrito de Aveiro, fortemente industrializado e essa foi uma das razões para iniciarmos a nossa campanha no terreno aqui em Oliveira de Azeméis. A dinâmica, dimensão e os problemas que apresenta”, disse.

A visita ao IC2

“Viemos aqui a uma zona que é um ponto negro, com muita sinistralidade que preocupa as pessoas. Muitas promessas de resolução ao longo dos anos, inclusive com recomendações da Assembleia da República em que os vários deputados PS se abstiveram porque disseram que ia ser resolvido e na verdade não está. Isto só fica resolvido quando a obra se iniciar e concluir, esta tem de ser uma prioridade.”

Emídio Sousa, cabeça de lista da Aliança Democrática pelo distrito de Aveiro

 

O Posto da GNR de Cesar

“Existe um projeto, há terreno, há tudo. Falta é fazer a obra. Agora tem de haver é uma boa vontade e uma atenção especial para fazer. Os militares da GNR são pessoas muito briosas é um edifício sem condições, mas vimos que estava pintado e arranjado. Não têm condições de trabalho, não existe camaratas. Onde somos recebidos é um espaço exíguo, a cozinha não tem condições nenhumas. A sala para ouvir testemunhas e vítimas só mesmo visto. Precisam claramente de uma reedificação.”   

Emídio Sousa, cabeça de lista da Aliança Democrática pelo distrito de Aveiro

“Em 2017 a tutela comprometeu-se a fazer um novo posto. Em 2020 o município de Oliveira de Azeméis assinou um protocolo com a Administração Interna onde previa a colaboração para a construção desse posto. Entretanto, sabemos que o projeto de arquitetura anda num vaivém entre a Administração Interna e a câmara. São muitos anos para se concretizar uma necessidade básica. Eu arriscaria a dizer que é o posto mais degradado do distrito de Aveiro e em tantos anos nada se fez, não há condições para se garantir uma segurança naquele território.”

Nuno Pires, candidato oliveirense da AD pelo distrito de Aveiro

O tribunal em Oliveira de Azeméis

“Como já disse estamos a falar de um dos municípios mais dinâmicos do país, que tem uma procura de justiça e de litigância muito grande e precisa de boas condições que não tem. Já se colocou a hipótese de fechar e isso é impensável fazer isso numa terra como esta.”

Emídio Sousa, cabeça de lista da Aliança Democrática pelo distrito de Aveiro

“Aqui também sabemos que houve um compromisso por parte da tutela, supostamente, está a ser elaborado o projeto de arquitetura. Sabemos que o valor desse projeto é bastante elevado, mas infelizmente sabemos que para 2024 o Orçamento de Estado contempla para todo o distrito de Aveiro a requalificação de infraestruturas ligadas à justiça 200 mil euros, para todo o distrito. Ou seja, tenho imensa dificuldade em perceber se o Tribunal do Trabalho será ou não uma realidade para 2024.”

Nuno Pires, candidato oliveirense da AD pelo distrito de Aveiro

O acesso da ZI de Ul/Loureiro

“O país hoje tem uma necessidade de terrenos industriais tremenda. Temos uma zona industrial de excelência em Loureiro, que já vem dos tempos da governação do PSD na Câmara de Oliveira de Azeméis, mas que precisa claramente de um acesso direto à via de ligação e à autoestrada. Enquanto isso não existir, aquela zona fica fortemente penalizada.”

Emídio Sousa, cabeça de lista da Aliança Democrática pelo distrito de Aveiro

“A informação que temos é que a câmara municipal apresentou um projeto à Infraestruturas de Portugal, no entanto, o projeto apresentado não reunia as condições necessárias para esse acesso e até ao momento desconhecemos se apresentaram alguma solução. Atualmente o acesso aquela ZI é incomportável, é feito por camiões de grande porte entre casas.”

Nuno Pires, candidato oliveirense da AD pelo distrito de Aveiro

 

 

> Nuno Pires considera que apesar da possível não eleição de um deputado por Oliveira de Azeméis não significa que os interesses do concelho sejam esquecidos 

“O importante é assinalarmos as nossas necessidades junto do cabeça de lista”     

Nuno Pires, candidato oliveirense da Aliança Democrática pelo distrito de Aveiro, como já anunciado, encontra-se em 12º na lista. Uma posição que é possível ser eleito, visto que, por Aveiro são eleitos 16 mandatos, mas que vai contra as probabilidades comparativamente a eleições anteriores e torna esta possível eleição difícil de acontecer. No entanto, para Nuno Pires, “o importante é que nós possamos junto, neste caso, do cabeça de lista Emídio Sousa, assinalar as nossas necessidades”, frisou em declarações à Azeméis TV/FM.

Questionado se o concelho poderia vir a perder importância no poder central com a possível saída de um deputado oliveirense da Assembleia da República, Nuno Pires começou por lembrar que “Oliveira de Azeméis já teve deputados durante muitos anos e se não vier acontecer neste momento, não é nada que não seja normal.”

Assim, “o importante é que nós possamos junto, neste caso, do cabeça de lista Emidio Sousa, assinalar as nossas necessidades, para que ele perceba e compreenda com os próprios intervenientes em que ponto estão os nossos serviços, para que ele e todos os que possam ser eleitos, possam lutar e pugnar [pelos interesses de Oliveira de Azeméis]”, disse à Azeméis TV/FM.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Resultados desportivos de sábado, 17 de maio
17/05/2025
Oliveirense perde e confirma descida à Liga 3
17/05/2025
Já abriu o Mercado à Moda Antiga, em Oliveira de Azeméis
17/05/2025
ADRITEM marca presença em Cimeira no Brasil
16/05/2025
Oliveira de Azeméis é cidade há 41 anos
16/05/2025
Triciclos à moda antiga vão ser um dos destaques deste ano
16/05/2025
‘Fazenda dos Animais’ é um dos destaques programados este ano
16/05/2025
O Mercado à Moda Antiga nasceu há 28 anos pelas mãos de dois jovens
16/05/2025