6 Jan 2025
10 anos da iniciativa “À Conversa com” do rotary
A iniciativa “À conversa com...” promovida pelo Rotary Club de Oliveira de Azeméis comemora 10 anos desde o primeiro convidado e João Rebelo Martins, moderador da iniciativa, esteve nos estúdios da Azeméis TV/FM fazer um balanço do programa.
Como começou. “Eu penso que até agora nós tivemos perto de 60 noites com convidados, por causa do interregno da pandemia não bate certo com os 10 anos, devíamos ter aproximadamente 100 noites. O clube Rotary tem muita gente e todas as pessoas trazem ideias para vários projetos e depois o que é normal é haver pessoas que lideram determinados projetos dentro do clube, é tudo uma questão de gestão de projetos e a mim calhou-me gerir mas não sou só eu, eu apenas sou uma das caras deste projeto mas não sou o único.”
Oliveira de Azeméis fora de portas. “Não consigo pensar em maus convidados, eu acho que nós trouxemos temas que podem ser mais interessantes ou menos interessantes, mas eu acho que em cada um deles trouxemos a melhor pessoa possível para falar sobre esse tema. Por exemplo, houve um tema que falámos que foi sobre marcos históricos e veio o Joel Cleto, ele tem um programa no Porto Canal sobre história e eu acho que é fantástico, ele veio cá falar sobre coisas que investigou como o porquê de se chamar La Salette. O Pedro Abrunhosa veio cá duas vezes, o doutor Luís Portela hoje em dia é presidente da fundação Bial, o doutor Rui Rio veio cá duas vezes. É trazer aquelas pessoas cá em que nós selecionamos um tema e tentamos que seja o melhor para vir cá.”
Um motivo de orgulho. “Isso é bom e é uma coisa que orgulha muito o Rotary Club, ou seja nós conseguimos trazer uma atividade ao centro da cidade em parceria com a biblioteca, que são nossos parceiros desde a primeira hora, ou seja, nesta ótica temos um espaço público e gratuito que sempre esteve disponível e eu acho que é o local indicado para existir este tipo de tertúlias. As pessoas aderiram sempre, há pessoas que vão recorrentemente e há outras que vão como é óbvio pelo interesse do tema, pelo interesse do convidado e isso marca a oferta cultural de Oliveira de Azeméis, porque se há uma associação que se predispõem a fazer uma atividade que não tem um paralelo nas redondezas eu acho que é algo bastante interessante para toda a comunidade.”
Ideias para o futuro. “Nós temos um desejo, nós gostaríamos de publicar um livro com os 10 anos. Com diferentes momentos, com fotografias, com o que é escrito no livro de honra do Rotary porque também é muito interessante saber o que é que os convidados disseram ou deixaram escrito quando vieram cá.O próximo debate será, no dia 15, sobre ‘Abril e o papel da mulher na nossa sociedade’, e teremos para debater Maria Castello Branco e Mónica Quintela.”