5 Nov 2025
A exclussão da EB 2,3 de Carregosa do mapa de escolas públicas a requalificar levou a deputada oliveirense Helga Correia a intervir no Parlamento
divulgado o mapa de escolas a intervencionaR
Deputada Helga Correia pede ao Governo que inclua o estabelecimento no mapeamento nacional de intervenções
A Escola EB 2,3 de Carregosa, em Oliveira de Azeméis, não foi incluída no acordo celebrado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses para requalificação de estabelecimentos de ensino. A exclusão levou a deputada do PSD Helga Correia a sensibilizar o ministro da Educação para a necessidade urgente de intervir na escola.
Durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, a parlamentar social-democrata apelou a Fernando Alexandre para que “inclua esta escola no mapeamento de escolas a intervir”.
Helga Correia lembrou ainda que os pavilhões gimnodesportivos das escolas básicas e secundárias Ferreira da Silva e de Fajões ficaram de fora das obras de requalificação recentemente concluídas. “A educação de qualidade depende da igualdade de oportunidades e das condições que asseguramos a professores e alunos”, sublinhou. “Dotar estas escolas de Oliveira de Azeméis das condições adequadas é fundamental para o seu funcionamento e sucesso.”
A deputada recordou também que o concelho de Oliveira de Azeméis tem um estabelecimento de ensino que lidera o ranking nacional das escolas públicas de ensino regular.