Eleições internas dos partidos- Parte II

Helena Terra

Helena Terra *

Tal como afirmei no artigo da passada semana, hoje vou falar, mais uma vez, de eleições internas nos partidos. De novo, perdoar-me-ão, mas vou deter-me naquelas que serão as eleições internas no partido socialista e se, na passada semana escrevi sob eleições para a concelhia, hoje vou escrever sobre eleições federativas do PS Aveiro.

Foi definido que estas eleições ocorrerão nos dias 27 e 28 de setembro. Nestas eleições escolheremos o presidente da distrital e, com ele, a comissão política do distrito de Aveiro.

O atual presidente da comissão política distrital, desde março de 2018, é o Dr. Jorge Vultos Sequeira, o nosso vizinho, Presidente da Câmara de São João da Madeira. 

Quando, pela primeira vez se candidatou à distrital fê-lo sob o slogan Ousar vencer. Lá que venceu, venceu por mais de 70% dos votos. A parte da ousadia é que ainda não tivemos a oportunidade de lha conhecer – estou a falar da presidência da distrital do PS Aveiro. E oportunidades não lhe faltaram, desde logo aquando das eleições legislativas de 10 de março último. O cabeça de lista pelo distrito foi o Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos e, o resto da lista de deputados foi uma lista de continuidade de um mandato que foi interrompido… (sic). O mais direto adversário do PS nestas eleições era a AD, liderada pelo social-democrata e presidente do PSD, Luis Montenegro, também ele um Aveirense, embora cabeça de lista por Lisboa.
Sempre, mas sobretudo naquelas circunstâncias, aquela tinha de ser encarada pela distrital de Aveiro do PS como “a luta das nossas vidas”. Lamentavelmente não foi. A campanha distrital foi praticamente inexistente, a campanha concelhia foi praticamente inexistente. Não houve estratégia nem liderança nesta campanha e, no nosso distrito, a responsabilidade de o ter feito era do nosso presidente da distrital.

Já, em anteriores circunstâncias e em anteriores fóruns defendi que nenhum presidente de Câmara deve ser presidente da distrital. Um presidente de Câmara tem uma tarefa difícil porque é o rosto mais visível do poder público junto dos seus munícipes. Não tem tempo, sequer para ter vida pessoal, quanto mais para ser presidente da distrital de um dos dois maiores partidos!

Além disso e não menos importante, um presidente de Câmara pode ter, e muitas vezes tem, interesses conflituantes com os interesses de outros municípios do mesmo distrito. Vejamos, a história recente da projetada deslocação do tribunal de trabalho e dos juízos de execução de Oliveira de Azeméis para S. João da Madeira. O presidente da Câmara de S. João da Madeira tinha todo o interesse nessa deslocação, mas Oliveira de Azeméis não. Como (não) foi possível a colaboração e força política do nosso presidente da distrital para que tal deslocação não ocorra? Mormente numa altura em que o governo da nação era maioritário e socialista?

Outro exemplo é o da linha do Vouga. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis defendeu a mudança da bitola métrica para a ibérica, alegando que esta é fundamental para reduzir o tempo de viagem entre Oliveira de Azeméis e Espinho. Foi seguido por outros, como o Presidente da Câmara de Santa Maria da Feira e pelo ex-autarca Castro Almeida. Também aqui o Presidente da Câmara de S. João da Madeira teve uma posição contrária à nossa, “dando férias ao presidente da Distrital”. É pois, por demais evidente que um e outro não devem vestir o mesmo fato porque isso não interessa a ninguém e, muito menos a Oliveira de Azeméis.
 

 * Advogada
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Condutor em fuga após atropelar ciclista com gravidade
1/04/2025
MENTIRA DE DIA 01 DE ABRIL: O grupo Correio de Azeméis promove hoje videoconferência com candidatos por Aveiro
1/04/2025
Florbela Silva não será candidata a Macieira de Sarnes
1/04/2025
MENTIRA DE DIA 01 DE ABRIL: O grupo Correio de Azeméis promove hoje videoconferência com candidatos por Aveiro
1/04/2025
Ângelo Silva é candidato independente à Junta de Freguesia de Cesar
1/04/2025
Barómetro Económico do concelho de Oliveira de Azeméis
1/04/2025
ACMAP alerta para situação junto ao Parque Verde
1/04/2025
“É muito gratificante fazermos parte deste dia”
1/04/2025