18 Mar 2024
Santiago de Riba - Ul Destaques
Santa Casa da Misericórdia de O. Azeméis e alguns amigos têm apoiado nas suas necessidades básicas
Recentemente alguns leitores do Correio de Azeméis em Santiago de Riba-Ul mostraram-se preocupados com a situação de um homem que dorme no carro, no lugar de Vila Cova, há quase dois meses. António Paiva, emigrante na Venezuela com 70 anos, encontra-se em litígio judicial com a sua antiga companheira e esta, alegadamente, não o deixa entrar na sua própria casa.
Em declarações ao Correio de Azeméis, António Paiva, referiu que “vivo no carro em frente à minha casa.” Uma casa com dois andares e que depois do divórcio com a sua antiga companheira o processo encontra-se em litígio judicial e “ela agora não me deixa entrar”, afirmou.
Neste momento, este senhor é apoiado pela ‘cantina social’, um serviço da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, onde recebe refeições diariamente. Bem como, alguns vizinhos, também o tem ajudado “com alguma comida e roupa”, disse.
O Correio de Azeméis chegou à fala com um desses vizinhos. Carla Santos, residente no lugar de Figueiredo em Santiago de Riba-Ul, é uma dessas pessoas que tem apoiado António Paiva. “Levo-lhe alguma comida e ajudo com alguma coisa, mas é uma situação complicada. Durante o dia vai até ao centro de Oliveira de Azeméis, carrega lá o telemóvel e no fim do dia vem cá ter ao mesmo sítio até às 08 da manhã. Não incomoda ninguém, é bem-educado, e é triste ele ter de estar ao frio”, lamentou. António Paiva contou ainda ao Correio de Azeméis que em breve voltará à Venezuela por causa do seu visto, mas que pretende regressar definitivamente para Portugal.