10 Dec 2025
Ana Correia confessa que sentiu a necessidade de escrever um livro onde abordasse a temática do luto dirigido ao público infantil
>Ana Correia apresentou “Onde está o avô?”
A escritora oliveirense Ana Correia apresentou no passado dia 30 de novembro, no Centro Cultural de Cucujães, o seu segundo livro infantil, intitulado “Onde está o avô?”, evento que contou com a presença da psicóloga clínica Susana Barbosa e do “avô” Ricardo Bastos para a participação numa mesa redonda que se debruçou sobre o tema central do livro, que aborda o luto na infância.
“É um gosto enorme poder dar este passo. Acho que precisava dar este passo de deixar a marca de um livro onde aborda a temática do luto dirigido ao público infantil. E daí fazer a homenagem mais do que merecida ao meu pai”, afirmou Ana Correia, ao Correio de Azeméis, na reta final do lançamento do seu segundo livro.
A tertúlia sobre o luto na infância foi carregada de sentimento, fazendo escorrer, por momentos, as lágrimas nos rostos dos presentes.
“No trabalho que faço, no caminho que estou a seguir na área de literatura infantil, sem dúvida que coloco sempre muito sentimento, muito coração naquilo. Isto não é uma simples história e um livro infantil como outro qualquer, mas sim baseado em momentos vividos. Quem tiver oportunidade de ler a história vai conseguir perceber que vários momentos se conseguem visualizar, porque há ali muita emoção”, revelou Ana Correia.
A escrita confessa ainda que este livro é dedicado aos filhos. “Principalmente à minha filha mais nova. Foi por ela que foi projetado a escrita e o diálogo que aparece na narrativa toda e o diálogo que aparece no livro”, afirmou.
No futuro, Ana Correia continuará a fazer o seu caminho da literatura infantil com outras temáticas para a qual já foi desafiada como, por exemplo, a amizade e as corridas.