Eram duas, mas no final foram zero

Pinheiro da Bemposta Destaques

O Correio de Azeméis ouviu o presidente da câmara, Joaquim Jorge, presidente da União de Freguesias, Susana Mortágua e os ainda deputados à Assembleia da República, Bruno Aragão (PS) e Helga Correia (PSD) sobre esta mudança de postura por parte da IP

Tal como noticiado recentemente pelo Correio de Azeméis, a IP não aprovou a construção da rotunda do Cavaco, em Pinheiro da Bemposta, junto à IC2. As razões apresentadas para a não construção de uma rotunda há muito pedida pela população, bem como por parte autarquia vão, entre outras razões, para a perda de hierarquia da IC2 em relação às outras vias.

Se voltarmos atrás, para agosto de 2023, o Correio de Azeméis noticiou que nessa altura, a IP referiu que “a substituírem-se os semáforos, a alternativa teria que passar não por uma, mas sim por “duas rotundas”, já que eventuais alterações na zona terão que ter em conta o efeito da mudança também nos outros cruzamentos da zona”. 
Nesse sentido, o Correio de Azeméis questionou o presidente da C.M. de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, sobre como é que a situação se inverteu desta forma. Em resposta ao nosso jornal, o presidente referiu que “a substituição de semáforos por uma rotunda neste local, faz todo o sentido porque melhora a fluidez do tráfego e a segurança no IC2 e a sua execução não tem qualquer implicação noutros locais da zona. Relacionar esta rotunda com a necessidade de construção de uma segunda rotunda, é a forma que a IP encontrou para protelar uma decisão óbvia”. O edil prosseguiu dizendo que “a IP tem tido neste processo um comportamento incoerente e intolerável por ser desrespeitador da vontade da população e da autarquia local”.
Questionada sobre o mesmo assunto, a presidente da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, Susana Mortágua, respondeu que “quando a câmara tentou o licenciamento e aprovação da rotunda no Cavaco eles nunca usaram isso como argumento [construção de duas rotundas]. Foi em resposta à LUSA que eles deram essa justificação, se é que se pode dizer, que é uma justificação, porque uma coisa não inviabiliza a outra. É uma oportunidade que era importante não se perder, porque se não for agora [com investimento privado], daquilo que tem sido a parte da IP, não vai acontecer.”
Já Bruno Aragão, deputado à Assembleia da República pelo PS, em resposta ao nosso jornal afirmou lamentar “a postura da IP na gestão de todo este processo”. O deputado prosseguiu dizendo “aquela parte do traçado do IC2 foi, por opção da própria IP, urbanizado e existem muitos exemplos, aqui bem perto, da construção de rotundas em plena via, que se têm mostrado boas soluções”. 
Questionada sobre o assunto, Helga Correia, deputada à Assembleia da República pelo PSD, em resposta ao nosso jornal referiu que o PSD propôs em 2020 um projeto de resolução, aprovado com a abstenção do PS, onde uma das solicitações seria a possibilidade de substituir os semáforos por rotundas. A deputada prosseguiu referindo que “é de lamentar que hajam resoluções na AR aprovadas, que exista uma petição onde é espelhada a vontade da população, que hajam entidades que tenham disponibilidade de colaborar nas soluções e que depois não se encontrem soluções que respondam efetivamente às dificuldades sentidas pelas populações.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Banda de Música de Loureiro tem 10 novos integrantes
27/04/2024
Oliveirense afastada da Taça de Portugal nas meias-finais
27/04/2024
Equipa de juniores da UD Oliveirense subiu à Primeira Divisão Nacional de futebol (Fotos)
27/04/2024
Eleições no PSD de Oliveira de Azeméis marcadas para o próximo dia 25 de maio
27/04/2024
Família socialista reuniu-se para celebrar abril
26/04/2024
Miguel Gonçalves vai estar na USOA
26/04/2024
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024