Em
Correio de Azeméis

17 Jul 2023

ESAN aposta em dois novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Destaques Concelho

’SOLDADURA E CONSTRUÇÕES METÁLICAS’ E ‘TECNOLOGIA DE MAQUINAÇÃO CNC’

A Escola Superior Aveiro Norte, sediada em Oliveira de Azeméis, continua a aumentar a sua oferta de formação. Para o próximo ano letivo, a instituição aposta na criação de dois novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, o curso de ‘Soldadura e Construções Metálicas e o curso de ‘Tecnologia de Maquinação CNC’. 31 de julho é a data limite para a apresentação de candidaturas na 1ª fase.

 

Curso Profissional em Soldadura e Construções Metálicas

As várias valências do curso

“Para além de valências técnicas de soldadura, os estudantes estarão dotados de conhecimento sobre diferentes processos, e principal aplicabilidade de cada um, bem como de normas aplicadas, de forma a que possam colaborar em processos de gestão de soldadura e projetos de estruturas. Terão ainda valências relevantes ao nível da automatização de processos de soldadura, nomeadamente através da utilização de robôs. Por último, é pertinente o conhecimento e competência para a realização de ensaios de controlo de qualidade, em particular ensaios não destrutivos, e o reconhecimento da sua importância para a oferta de produtos de qualidade no mercado”.

Boas perspetivas de empregabilidade

“Durante a criação do curso foram auscultadas diversas empresas, que do setor da metalomecânica, quer de venda e integração de soluções de soldadura, e espera-se uma boa perspetiva de empregabilidade. O mesmo têm vindo a acontecer noutras formações em oferta na ESAN”.
 

A possibilidade de prosseguir os estudos

“ Dadas as várias vertentes do curso em Soldadura e Construções Metálicas, a perspetiva de prosseguimento de estudos pode ser muito aliciante. A possível frequência num curso de licenciatura pode ser particularmente relevante para quem se queira especializar ainda mais em áreas como a qualidade ou a automação de processos”.

 

Daniel Afonso, diretor do curso

 

Curso Técnico Superior Profissional  em tecnologia de maquinação CNC

 Processos CNC, uma área em expansão

“A região do Entre Douro e Vouga é um importante polo industrial em Portugal, com forte presença de empresas dos setores metalomecânico e metalúrgico. Essas empresas têm uma necessidade crescente de profissionais qualificados na área das tecnologias de maquinação CNC, com especialização na preparação e execução de operações de maquinação, bem como na otimização e automatização de processos CNC”.

Curso vai ao encontro das necessidades da região

“Os setores tradicionais da região Aveiro-Norte, em especial da metalomecânica, manifestaram necessidades de recursos humanos na área da tecnologia industrial. Empresas desta região, nomeadamente Grupo Simoldes, Moldworld, Moldit, Inoxcom (empresas representativas do tecido industrial da região que participaram numa reunião de avaliação desta proposta de curso) manifestaram necessidades específicas na área da tecnologia industrial, nomeadamente de técnicos com competências aplicadas na programação CAM, maquinação CNC, planeamento e otimização de processos”.

As várias valências do curso

Desenvolver atividades na área das tecnologias CNC para o setor metalomecânico, nomeadamente planear e gerir processos de maquinação, modelar, programar, produzir e controlar peças com recurso a modelação CAD, programação CAM, equipamentos CNC a 3 e 5 eixos e equipamentos de metrologia e digitalização”. 

 

Ricardo Torcato, diretor do curso

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
63 bombeiros vão receber distinções honorificas
23/05/2024
"Cativar os jovens para darem continuidade ao NAC"
23/05/2024
‘Meeting' lembrou António Pinho
23/05/2024
“É legítimo sonhar este ano”
23/05/2024
UDO Cerciaz Padel com início de segunda volta triunfante
23/05/2024
João Almeida bate recorde na Meia-Maratona
23/05/2024
Cesarense organiza Troféu Carlos do Guerra
23/05/2024
37.20 acontece de 25 de maio a 21 de julho
23/05/2024