26 May 2025
Existem 3 mil peças desta coleção, em Oliveira de Azeméis
> Exposição pretende honrar a tradição videira da cidade
A Escola Superior de Aveiro-Norte (ESAN) inaugurou, na passada terça-feira, dia 20 de maio, um museu que visa homenagear a arte videira, característica da cidade de Oliveira Azeméis.
No passado dia 20 de maio, foi inaugurada uma coleção de vidro do colecionador Madeira Luís. Esta foi uma exposição que teve como ponto basilar “dar uma maior dinâmica àquilo que é a presença do vidro em Oliveira de Azeméis.”
Um dos grandes objetivos da universidade foca-se em levar este “micro-museu” para a cidade, de forma a que “os oliveirenses possam testemunhar aquilo que é a realidade do vidro do século passado”, adiantou Martinho Oliveira, diretor da ESAN.
O também professor acredita que, no próximo ano, a exposição possa ser exibida no centro da cidade, reforçando a abertura dos oliveirenses para receberem peças de vidro, para que possam “estudá-lo e reconstituir aquilo que foi o espólio e a herança material de vidro.” Acrescenta que uma das grandes vontades da Universidade de Aveiro é partilhar o conhecimento através da cooperação com o tecido empresarial.
Nesta inauguração o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, deixou algumas palavras que sublinham a defesa pela perpetuação da tradição do vidro em Oliveira de Azeméis. O edil oliveirense pretende: “Criar condições para que as peças façam parte do acervo da Câmara Municipal, para poder transmitir às gerações vindouras que esta arte e tradição vidreira é uma marca que queremos que perdure no futuro, porque ela está na origem da atual indústria de plástico e de moldes. Portanto, é uma dimensão da nossa cultura, da nossa tradição, da nossa história.”
Já existem lugares que podem albergar exposições ligadas ao vidro. O autarca acredita que: “as exposições não têm que acontecer num único espaço” e, por isso, sugere alguns locais que poderiam nos quais poderiam ser expostas estas obras de arte, desde o Centro Interpretativos do Vidro, a futura oficina de artes, a atual Garagem Justino, que está neste momento em fase de requalificação e, ainda, o Sindicato dos Vidreiros do Norte.