18 Mar 2025
S. Martinho da Gândara Freguesias
A requalificação da Escola Cantina do Pardieiro (na foto) é uma das três obras que atualmente decorrem na freguesia de São Martinho da Gândara
> Espaço vai explorar o sentido do Paladar
A Junta de Freguesia de São Martinho da Gândara continua a realizar algumas obras de melhoria na freguesia, tendo neste momento três obras em curso: requalificação da Escola Cantina do Pardieiro, criação de Centro Cívico nos antigos estaleiros da junta e obras na Capela de São Lazaro, esta última, da autoria da Paróquia de São Martinho da Gândara.
Escola Cantina do Pardieiro “bem adiantada”
Inserida no Roteiro dos Sentidos, a requalificação da Escola Cantina do Pardieiro continua em bom ritmo, estando já “numa fase bem adiantada”, conforme avançou ao Correio de Azeméis o presidente da junta, António Marques. “Estivemos na obra recentemente e já tem o telhado requalificado, a parte interna de baixo também já tem as paredes e as tubagens. A obra está numa fase bem adiantada”, referiu. A obra é do encargo da câmara municipal, estando adjudicada em cerca de 400 mil euros. No âmbito do Roteiro dos Sentidos, vai explorar o sentido do paladar, criando um centro de sabores tradicionais, com ensino da confeção de gastronomia do passado.
Estaleiros com novo local e Centro Cívico nos planos
Depois de terem mudado os estaleiros da junta de freguesia para a Rua Presa do Lucas no passado mês de dezembro, o antigo edifício passará a ser um Centro Cívico, obra da câmara municipal e que rondará os 200 mil euros.
“A ideia que temos para lá é ter um espaço para as carrinhas de Obra Social estarem estacionadas e vamos fazer uma intervenção, do género de um Centro Cívico, que vai ter um parque infantil, máquinas de manutenção e um jardim”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Gândara, António Marques, tendo acrescentado que o objetivo passa por “criar uma nova centralidade”.
A Capela de São Lázaro
Apesar de ser uma obra da Paróquia de São Martinho da Gândara, a junta de freguesia irá apoiar a requalificação que está a decorrer na Capela de São Lázaro. De momento o teto da capela está a ser substituído, sendo que o valor previsto para a obra se situa nos 20 mil euros, com a Junta de Freguesia de São Martinho da Gândara a apoiar com o valor de mil euros.