Escola de negócios em Oliveira de Azeméis

O Comentário à Notícia

Carlos Correia*

Uma das causas frequentemente apontada para o nosso fraco crescimento económico, assenta na baixa produtividade das nossas empresas.
Por sua vez, vários fatores costumam ser enunciados como estando na base dessa baixa produtividade, sendo um deles a ausência das melhores práticas de gestão.
Para que as empresas adotem as melhores práticas de gestão é essencial a aposta na formação dos seus gestores.

Assim, é de louvar a intenção da Associação Empresaria do Concelho de Oliveira de Azeméis – AECOA- que nos foi dada a conhecer na edição do ‘Correio de Azeméis’ de 07 de fevereiro, através do seu diretor executivo, Engº Pinto Moreira, em criar na nossa cidade uma escola de negócios com o objetivo de desenvolver um MBA direcionado para especificidade do nosso tecido empresarial.
Dotar os gestores das nossas empresas das melhores ferramentas para responder aos desafios que hoje se colocam no mundo dos negócios, contribuirá para reforçar o papel de Oliveira de Azeméis no contexto da economia nacional, uma das apostas de desenvolvimento do concelho, razão pela qual a intenção da AECOA deverá merecer todo o apoio da nossa autarquia e das forças políticas locais. Acresce que a instalação de equipamentos como uma escola de negócios podem contribuir, com maior ou menor intensidade, para a criação de dinâmicas de desenvolvimento das cidades que as acolhem, sendo maior esse efeito em cidades de pequena e média dimensão.
A criação de dinâmicas de desenvolvimento para Oliveira de Azeméis e a melhoria do capital humano das nossas empresas, foi precisamente o que motivou a autarquia oliveirense no passado a lutar pela instalação entre nós da Escola Superior Aveiro-Norte. 
A instalação da Escola Superior Aveiro-Norte em Oliveira de Azeméis, equipamento ambicionado por outros concelhos vizinhos, só foi possível porque o então presidente da Câmara Municipal, Ângelo Azevedo, teve a capacidade de unir todas as forças partidárias com representação nos órgãos autárquicos em torno de um objetivo considerado como fundamental para o concelho. Infelizmente são poucos os momentos na história do concelho em que as forças partidárias locais conseguiram unir esforços na prossecução de um objetivo comum.
A propósito da Escola Superior Aveiro-Norte, talvez seja tempo da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Universidade de Aveiro fazerem um balanço do impacto que tal equipamento de ensino teve até hoje no concelho e refletir sobre as medidas a tomar no sentido de alcançar os propósitos que levaram a autarquia a lutar por este equipamento. 
A aposta na formação sendo importante para o desenvolvimento, não dispensa a sua articulação  com outras politicas públicas, nomeadamente ao nível da organização e ocupação do território.
* Advogado
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Helena Terra e Bruno Aragão querem garantir que os portugueses fazem “a escolha certa” na segunda volta
19/01/2026
Pedro Marques e Helga Correia responsabilizam fragmentação da direita
19/01/2026
Manuel Almeida prioriza foco na proximidade > Ventura destrona bastiões do PSD em Azeméis
19/01/2026
Ricardo Praça da Costa destaca que Presidenciais serviram para marcar a agenda
19/01/2026
Luciana Reis confiante em novo ciclo de crescimento para o Bloco de Esquerda
19/01/2026
Resultados com sabor agridoce > Ricardo Campelo de Magalhães destaca subida acentuada
19/01/2026
Óscar Oliveira teme pela Constituição: “Metas não foram atingidas”
19/01/2026
Presidenciais 2026 > Helena Terra confiante em “derrota da abstenção” perante forte afluência em Oliveira de Azeméis
19/01/2026