12 Jul 2022
OBJETIVO É CAPTAR ATLETAS PARA DA UD OLIVEIRENSE
“Escola sobre rodaz” é um projeto dinamizado pelo professor José Carvalho, com o objetivo de promover o “desenvolvimento desportivo” na vertente da patinagem e, posteriormente, do hóquei em patins, criado pelo professor José Carvalho, treinador da formação da modalidade da UD Oliveirense.
Vários alunos estiveram, durante o ano letivo, a ter aulas “sobre rodas” no Pavilhão Doutor Salvador Machado, onde treina e jogo a equipa profissional de hóquei em patins da União Desportiva Oliveirense, de forma a angariar atletas para a formação do clube. Neste momento, o projeto foi direcionado aos alunos da Escola da Fonte Joana, mas o objetivo é “alargar a outras escolas” no próximo ano letivo. “Queremos ter o maior número de turmas a passar por aqui. Primeiro para terem uma atividade física, e depois para ficarem a gostar da patinagem e conseguirmos arranjar mais miúdos para a prática do hóquei em patins”, explicou José Carvalho. “Como é óbvio, os desportos no inverno se forem no exterior é mais desagradável, nós aqui temos todas as condições, não é muito frio no inverno, não é muito quente no verão, o que proporciona aulas de hóquei em patins e de patinagem com muita qualidade”, acrescentou.
Findado o primeiro ano, José Carvalho faz uma retrospetiva muito positiva, referindo que “todas as semanas” recebe “telefonemas de pais de dois ou três miúdos a dizer que querem colocar os filhos na patinagem”.
“Eu gosto muito destas coisas e para mim tem um valor enorme. Eu nem sei o que hei de dizer, obrigado por vocês participarem nas minhas aulas”, concluiu o mentor do projeto, José Carvalho.
“Esta é a turma número cinco da escola número quatro, mais conhecida como Fonte Joana. Os alunos e vêm aqui fazer umas aulas de patinagem (…) Está a encher-me o coração ver crianças que nunca pegaram nuns patins e, hoje as imagens são o registo do que estou a dizer, conseguem andar (...) Vamos continuar com a ideia e o professor já está mais ambicioso do que eu, pensa em formar uma equipa de hóquei para pequeninos (...) Para mim foi um orgulho pôr estes meninos em cima de patins, estes meninos, o sorriso deles para mim chega-me. É uma modalidade que nós oliveirenses temos no sangue e é uma forma de nós também podermos contribuir para que ela não esmoreça.
Professora Isilda
“Sim, até porque eu já ando com o professor. (...) É muito divertido andar em patins”.
João Afonso, aluno
“Alguns [tombos], já não tantos porque já andei na patinagem artística e isso ajuda”.
Laura, aluna