5 Jul 2022
PROJETO RELACIONADO COM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
A Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa ergueu, na passada terça-feira, 27 de junho, a bandeira de Eco Escola, um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996.
O Eco Escola “pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade”. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e das escolas.
Segundo a vice-presidente da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Fátima Príncipe, esta “bandeira é muito importante” para a instituição uma vez que “significa que a escola está preocupada com o ambiente ao integrar o programa das Eco Escolas” e que se preocupa com “questões de sustentabilidade, energias renováveis, água e com o planeta em geral”. “Toda a escola esta imbuída nesta filosofia de prevenir e de manter o nosso planeta eco sustentável e que possamos todos viver em mais harmonia”, explicou Fátima Príncipe.
“Temos desenvolvido muito trabalho no âmbito do desenvolvimento sustentável e que é um pilar estruturante para o plano de desenvolvimento estratégico da escola. Em várias unidades curriculares, os nossos estudantes têm desenvolvido trabalho, têm observado a nossa cidade de Oliveira de Azeméis e desenvolvido propostas para uma cidade mais sustentável que são enviadas para o município”, acrescentou a vice-presidente da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa.
“Este foi um ano intensivo de trabalho a acrescentar tudo o que é todo o trabalho da escola. Este projeto teve muita colaboração de estudantes, o que obrigada a haver uma grande correlação daquilo que são os nossos objetivos de sustentabilidade e com a parte pedagógica para com os nossos estudantes (…) Quando integramos o projeto Eco Escola e recebemos a bandeira é o reconhecimento do envolvimento de toda a comunidade escolar no projeto”.
Ana Quesado, responsável pelo projeto
“Tem sido uma prioridade apostar neste tipo de rede, porque a Eco Escolas é um trabalho não só para dentro da escola, mas também para fora. Queremos demonstrar a todo o nosso contexto regional e nacional que estamos comprometidos para que possamos ser mais sustentáveis, mas acima de tudo fazer um processo educativo dos nossos estudantes para essa mesma sustentabilidade”.
António Ferreira, representante da direção no projeto Eco Escolas
“Estamos inseridos no projeto que é extremamente importante para todos os estudantes porque, por exemplo, Portugal encontra-se em seca extrema e nós aqui trabalhamos para saber como resolver e agir para com esses problemas”.
Gonçalo, estudante