7 Jan 2026
Anualmente são distribuídos 150 cabazes com produtos alusivos à quadra natalícia
> Entrega de cabazes de Natal do Rotary Club de Oliveira de Azeméis
Como já é habitual, o Rotary Club de Oliveira de Azeméis distribuiu este sábado, dia 20 de dezembro, 150 cabazes de Natal por famílias oliveirenses desfavorecidas. Os cabazes são compostos por 20 produtos, entre eles, o tradicional bacalhau.
Há 48 anos que iniciaram a entrega de cabazes, todavia, de acordo com Manuel Bastos Pinto, um dos organizadores, afirmou que “passado dois anos de ter entrado no Rotary, começou esta iniciativa. Antes havia a entrega dos cabazes, mas de forma aleatória e pontual. A partir dessa altura começou a ser organizada anualmente. Esta é a 26ª campanha”. Esta campanha decorre ao longo de 26 anos, de forma ininterrupta, e nem na COVID-19 deixaram de ser entregues os cabazes.
Segundo Pedro Almeida, presidente do Rotary, são distribuídos 150 cabazes pelo concelho de Oliveira de Azeméis, em parceria com as juntas de freguesia e a segurança social, “onde tentamos estar um pouquinho mais próximo das pessoas que precisam, e para que sintam um bocadinho de calor humano nesta quadra na natalícia”.
Apesar do preço dos produtos ter aumentado, os rotários não deixaram de entregar os 20 produtos que cada cabaz contempla. Entre eles encontra-se o tradicional bacalhau, o arroz, e azeite. A angariação dos produtos é feita por empresas “da zona que dão bens, como arroz, e temos angariação de bacalhau, temos azeite. Umas são empresas que dão, efetivamente, outras são empresas que patrocinam”, afirma Pedro Almeida. No entanto, “as pessoas, a nível particular, vêm aqui e ajudam com mão de obra, a montar os cabazes e a entregá-los”.
“É uma satisfação muito grande chegar ao fim de cada campanha de cabaz Natal e verificar que teve sucesso. O podermos apoiar 150 famílias do nosso concelho a ter um Natal um bocadinho mais abundante à mesa e com mais carinho, mais amor e mais ternura, é gratificante”, afirma Manuel Bastos Pinto.
Mesmo que não conseguem chegar a todos os que precisam, devido à pobreza escondida que existe, os dois membros do Rotary apelam a todos que possam ajudar na aquisição dos bens essenciais. Para além da vertente solidária, o Rotary também ajuda na área da educação, com atribuição de prémios e bolsas, e na área da saúde. “Ajudando-nos a ajudar, o mundo fica um bocadinho melhor. É essa a nossa mensagem”, conclui Pedro Almeida.