22 Apr 2024
Investimento de 1,3 milhões de euros
A Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP), em Oliveira de Azeméis, tem aberto, até ao próximo dia 29, o concurso público para reabilitar um edifício onde criará 37 camas para estudantes, no valor de 1,3 milhões de euros. A previsão de conclusão da obra é entre novembro/dezembro de 2025.
Segundo revelou à agência Lusa o estabelecimento de ensino superior, a obra é financiada em 85% por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e no restante por verbas próprias da Cruz Vermelha, que, para o efeito, já comprara por 150 mil euros dois terrenos ligados à escola por uma ponte pedonal sobre o IC2.
O objetivo é reconstruir e ampliar a moradia existente nesses terrenos e equipá-la com nove quartos duplos, três estúdios para duas pessoas e 13 quartos individuais, sendo que todas essas tipologias irão dispor de casas de banho autónomas, distribuindo-se por três pisos que, num total de cerca de 1.000 metros quadrados, vão ainda acolher cozinha, refeitório, biblioteca, espaço de informática e salas para tunas e outras atividades.
Ao Correio de Azeméis, o diretor da ESSNorteCVP, Henrique Pereira, referiu que esta é uma solução que vai “amortecer bastante.” “Num ano temos uma maior percentagem de alunos deslocados, noutro ano muda um pouco, mas, é já uma boa ajuda para colmatar este problema”, referiu o diretor que admite que existe ainda “mais espaço para crescer”.
A ESSNorteCVP tem um universo que rondam os 700 alunos, onde cerca de 40% vem de fora da região.